A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa sobre as pautas tratadas na reunião semanal de planejamento das oficinas itinerantes. O grupo, que é formado por 114 professoras que atendem em 37 unidades escolares, abordou inúmeras questões importantes para levantamento de discussão.
A reunião, que acontece semanalmente, de segunda à quarta-feira, na sede da Semed, tratou de assuntos importantes, como os direitos de aprendizagem e organização de material para trabalhar na semana do dia 20 de novembro, em que se comemora o Dia da Consciência Negra.
Algumas das sugestões propostas para uma maior promoção à reflexão e debate sobre o tema, foram um maior estudo da história e cultura afro-brasileira, trazendo abordagens aprofundadas da história dos povos africanos, como a violência do período de escravidão, a luta pela liberdade e a influência negra na formação da identidade brasileira.
Outro tópico proposto, se baseia em promover a análise de obras artísticas produzidas por artistas negros brasileiros e internacionais, como esculturas, pinturas, músicas, danças, literatura, teatro e cinema, levando um maior reconhecimento a esses trabalhos.
Além disso, foi sugerido também o diálogo intelectual e desconstrução de estereótipos, com o intuito de estimular um debate entre alunos de diferentes origens étnico-raciais, na intenção de promover o respeito pela diversidade e desconstruir estereótipos negativos.
Por fim, a última proposta se baseia na promoção de atividades culturais, promovendo a realização de apresentações de dança, música, teatro e exposições artísticas, que valorizem e celebrem a cultura afro-brasileira.
A Semed lembra que, além de trabalhar esses conteúdos durante a semana em que ocorre o Dia da Consciência Negra, é fundamental abordar esses temas ao longo de todo o ano letivo, para promover a equidade racial e combater o racismo de forma sistemática e contínua no ambiente educacional.