A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Centro Técnico Pedagógico (Cetepe), e da Escola Municipal João Severino de Azevedo, produziram conteúdos em vídeo sobre variadas causas sociais para o “Festival Videos for Change 2023”.
Essa ação é uma parceria da Semed com a Viven – Cidadãos Para um Amanhã Melhor, Faculdade Estácio e Fleek – Cursos de Inglês e profissionalizantes. Entidades que apoiam as unidades na implementação de uma proposta voltada para a educação cidadã.
O festival propõe um desafio, que convida equipes de estudantes a criarem vídeos de um minuto, dando enfoque a uma causa social que os mobiliza. Foram formadas seis equipes, que produziram vídeos abrangendo temas variados, sendo eles: Alcoolismo; Fome; A mulher adulta e a volta à escola; Impacto das drogas; Racismo e Violência Infantil.
No final da etapa de produção, os vídeos das escolas divinopolitanas estarão disponíveis para acesso até neste domingo (29/10). Aos que desejarem eleger o melhor conteúdo do desafio, a votação estará disponível para visita do público na página oficial do festival, no link
https://videosforchange.org.br/festival/divinopolis-2023
Nessa oportunidade, os estudantes, durante o processo de produção, estudam de maneira profunda, importantes temas sociais em várias áreas da sociedade. Ao final da jornada, os vídeos produzidos serão avaliados por uma comissão julgadora, tendo como base cinco aspectos: narrativa coerente; melhor uso dos recursos técnicos; melhor chamada para ação; originalidade e criatividade.
Como encerramento do Festival Videos For Change, em Divinópolis, está prevista uma confraternização, no dia 9 de novembro, às 19h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado Minas Gerais (Fiemg). A ação contará com coffee break, exibição dos vídeos e distribuição de brindes, valorizando a iniciativa dos estudantes e professores da EJA. Essas ferramentas contribuem no desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes, para que, a partir dos conhecimentos acumulados, eles sejam protagonistas de transformações sociais.