A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que foram realizadas nesses últimos dias, uma série de ações pelas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) Antônio Fonseca e Nossa Senhora das Graças, São Paulo, Afonso Pena e Central/Esplanada, voltadas para seus usuários.
Na manhã de ontem (10/10), as unidades Antônio Fonseca e Nossa Senhora das Graças, promoveram mais uma ação de seu grupo de atividade física. Na ocasião, os agentes comunitários de saúde (ACS), Marcelino Mendonça, Kassia Carvalho Mendonça e Juliana Santiago, realizaram uma série de exercícios de promoção a saúde e alongamentos. Cerca de 30 pessoas estiveram presentes.
Hoje (11/10), pela manhã, a ESF São Paulo realizou uma formação para profissionais da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop), sobre primeiros socorros no ambiente de trabalho. A capacitação, que aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi ministrada pela residente de enfermagem da unidade, Ana Carolina Nunes Almeida, que abordou diversos assuntos voltados ao tema, como hemorragias, síncopes, epistaxe (sangramento nasal), e queimaduras.
Hoje também, a ESF Afonso Pena realizou uma ação de comemoração ao Outubro Rosa para usuárias da unidade. A ação contou com a participação da usuária da comunidade e participante da Exposição Vitórias, Ana Beatriz Cunha Faria, que contou para os presentes suas experiências exitosas de tratamento e cura do câncer de mama. Esse relato teve como objetivo principal alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e informar sobre o tratamento no SUS.
A ESF Central/Esplanada promoveu hoje o “Dia de Auriculoterapia” para seus usuários. Essa prática consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, esse tipo de prática pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos. Diversos usuários foram contemplados com a atividade, que foi realizada pela enfermeira, Mariela Coimbra e pela ACS, Larissa Aparecida Costa.