A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Setor Central do Cadastro Único e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nordeste, iniciou em outubro uma ação junto à Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), no Centro de Reintegração Social “Dr Mario Ottoboni”.
O objetivo é realizar a inclusão e/ou atualização no CadÚnico a todos os reclusos e, a partir daí, garantir a cada um dos cativos o direito à gratuidade de documentos civis, como a Carteira de Identidade. Durante a ação, foram atendidas aproximadamente 65 pessoas. A iniciativa é realizada em parceria com a APAC, e terá continuidade de acordo com o planejado pelo Setor Central do CadÚnico, do Cras Nordeste e da Coordenação do Centro de Reintegração Social.
A coordenadora do programa de transferência de renda e benefícios, Sirleia Tavares, destaca a importância da emissão dos documentos. "Essa operação auxilia no acesso à cidadania de detentos e jovens acautelados. Por meio dela, os indivíduos conseguem CPF, RG, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento e título eleitoral, os quais são documentos básicos de garantia de acesso aos direitos na vida de qualquer pessoa. Portanto, são necessárias ações como estas para que a Assistência Social garanta a documentação mínima de qualquer pessoa que se encontra em vulnerabilidade ou risco social", relatou.