A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizou na tarde de segunda-feira (18/9), uma palestra abordando a temática da segurança alimentar e nutricional como direito humano a alimentação adequada.
A ação aconteceu na sede do Creas, situado na Rua Sergipe, n° 1179, no Centro. O debate teve como objetivo sensibilizar as famílias, sobretudo aquelas em situação de vulnerabilidade social sobre novas atitudes alimentares que contribuirão com a melhoria da saúde além de ajudar na economia doméstica.
O encontro foi agendado e organizado pela referência técnica da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, Lidiane Cardoso, e conduzido pela nutricionista, Chiara Lima, ambas lotadas na Secretaria Municipal de Assistência Social. A palestra contou com a presença de famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e do Serviço de Medidas Socioeducativas (MSE).
O momento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), onde se fizeram presentes as agentes comunitárias de saúde (ACS) da ESF Ipiranga: Joice Faria, Isabel Cristina, Emanuelle Araújo e Gabrielle Cançado; e os ACS da unidade Nilda Barros: Dione Esteves, Carolyna Kássia, Livia Cristina e Meire Claudia.
De acordo com o supervisor das duas ESF, Alisson Israel Rodrigues, o Creas é grande parceiro das ações nas duas unidades de saúde. “Neste evento, em específico, foi importante a participação dos agentes comunitários de saúde para esclarecimento de dúvidas sobre alimentação e nutrição. Desse modo, aqueles presentes podem agora replicar essas informações junto às famílias acompanhadas em suas visitas domiciliares, qualificando ainda mais o trabalho dos ACS, que é de extrema importância para vínculo da população com as unidades de saúde e o cuidado centrado na pessoa”, declarou.
A Referência Técnica da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, Lidiane Cardoso, ressaltou a importância destes eventos para a comunidade. “Estas ações promovidas pela Semas junto as famílias e outros serviços são de grande importância. Além de promover a garantia de direitos, educam as pessoas a avaliar criticamente os anúncios sobre alimentação que geralmente visam tão somente aumentar a venda de produtos e não conscientizar”, destacou.