A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou hoje (15/8), duas rodas de conversa no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Noroeste, como uma das ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), sobre as condicionalidades do programa Bolsa Família.
Ao todo, participaram 29 mulheres, sendo 15 pela manhã e 14 à tarde. As participantes avaliaram positivamente o encontro, como uma oportunidade de conscientização sobre a importância das condicionalidades do programa Bolsa Família, no sentido de garantir o acesso à escolarização e aos cuidados com a saúde. O trabalho foi coordenado pela equipe técnica do Cras Noroeste.
O objetivo das rodas de conversa foi apresentar informações sobre os objetivos do programa Bolsa Família e sobre as condicionalidades a serem observadas pelos beneficiários. Buscou ainda apresentar o trabalho do Cras referente ao atendimento e ao acompanhamento no PAIF, tendo como público prioritário as famílias dos programas sociais do governo federal.
As mulheres tiveram a oportunidade de um espaço de acolhimento, além de receber esclarecimentos e orientações, considerando particularidades relativas ao contexto familiar. Algumas famílias também trouxeram questões que envolvem vulnerabilidades de saúde, o que levantou reflexões sobre variáveis que interferem no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Assim, surgiram propostas de novos encontros para discussão de temáticas de interesse das famílias. Todo esse diálogo permitiu a realização de esclarecimentos sobre as responsabilidades que as famílias assumem ao ingressar no Programa, bem como o papel das políticas setoriais – educação, saúde e assistência social – no acompanhamento ao público.