A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na sexta-feira (30/6), um curso de shantala para servidores da saúde. A prática é feita geralmente em bebês, com o intuito de estimular o sistema imunológico, deixando o corpo do bebê mais resistente às doenças.
O treinamento, que aconteceu na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), contou com aulas práticas e teóricas, com o objetivo de capacitar os profissionais, para que possam oferecer a shantala nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF).
A ação foi uma parceria da Atenção Primária com a UFSJ e ministrada pela professora e coordenadora dos programas Nascer e Lappis (Laboratório Acadêmico de Promoção e Práticas Integrativas em Saúde), Luciana Netto.
Sobre a Shantala
A shantala é uma técnica de massagem milenar, de origem indiana, descrita e difundida por Frédérick Leboyer, que consiste na constante massagem na criança pela mãe, que proporciona relaxamento e bem-estar, ampliando o contato entre mãe e bebê, transmitindo amor, conforto e confiança.
A técnica traz diversos benefícios, como: estimula a resistência imunológica, melhora a consciência corporal, auxilia no desenvolvimento de bebês prematuros, melhora a respiração, dentre outros.