A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), informa que, a partir de hoje (21/6), a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Nova Holanda conta com novo médico.
A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, se reuniu na tarde de ontem (20/6), com moradores da região do bairro Nova Holanda na sede da Escola Municipal Professor Bahia, que relataram a dificuldade com a falta de médico na unidade de saúde.
No mesmo dia, no período noturno, a vice-prefeita entrou em contato com os moradores informando que, nesta quarta-feira (21/6) o novo médico já estaria presente na unidade de saúde. Dessa forma, a partir de hoje, a ESF já tem em seu quadro o profissional médico fixo na equipe.
A Semusa informa que a ESF Nova Holanda tinha em sua composição um profissional médico contratado até o dia 31 de maio, quando o prazo do contrato expirou, sem possibilidade de renovação, de acordo com a legislação municipal.
Atentos a questão assistencial, a Administração Municipal já havia direcionado outro profissional médico - do Programa Médicos para o Brasil - para a unidade a partir do dia 5 de junho, o que, portanto, significaria que a equipe não ficaria desfalcada nenhum dia. Ocorre que devido problemas técnicos no Ministério da Saúde, o programa não validou o registro dos profissionais, o que impediu o início de suas atividades.
Desde então, o município convocou três outros profissionais por meio de processo seletivo vigente, mas nenhum médico se interessou. Neste mesmo período foi direcionado ao município novos profissionais médicos do Programa Mais Médicos, que tiveram sua entrada validada apenas na tarde de ontem (20/6), conforme alteração no cronograma pelo Ministério da Saúde.