A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou ontem (19/4) uma oficina terapêutica, utilizando técnicas de relaxamento, com adolescentes do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Capsi).
Inicialmente, os pacientes dialogaram sobre os sintomas e as causas do cansaço mental que, muitas vezes, vêm acompanhados por mudanças negativas em estilos de pensamento, bem como associados a diferentes formas de sofrimento emocional e físico.
No segundo momento, os adolescentes foram orientados sobre como tornar sua mente mais calma e produtiva, e foram convidados a realizarem exercícios de alongamento e massagem relaxante. A atividade foi desenvolvida com abordagem multiprofissional, entre a enfermagem e a fonoaudiologia, que é uma prática frequente no serviço.
De acordo com a fonoaudióloga, Maria Tereza Faleiro, o diálogo é muito importante e nos permite refletir e reconhecer o que é o cansaço mental. “O diálogo é o primeiro passo para escolhermos um caminho de maior autocuidado, a fim de nos desvencilharmos desse mundo de preocupações, as quais podem afetar os processos cognitivos como a concentração, o raciocínio lógico e a memória, e conquistarmos uma melhor saúde para a mente e o corpo", afirmou.
A enfermeira, Renata Duarte, explicou sobre as técnicas para relaxamento. “As técnicas de relaxamento proporcionam a redução da ativação fisiológica, que libera substâncias calmantes no corpo, assim, os músculos ficam relaxados e os batimentos cardíacos desaceleram. Isso nos proporciona a sensação de alívio e bem-estar e se mostra eficaz para o tratamento dos transtornos de ansiedade e outras desordens emocionais" concluiu.