A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa a realização de ações conscientizadoras, promovidas pelas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) Maria Helena, Ipiranga e Nilda Barros.
A ESF Maria Helena promoveu na sexta feira (14/4), o primeiro encontro do grupo Hiperdia, na Escola Municipal Dr. Sebastião Gomes Guimarães, que tem o propósito de dar orientações de promoção e controle da hipertensão arterial e diabetes, enfatizando o autocuidado e prevenção dos agravos destas doenças crônicas. A ação, que está programada para ocorrer mensalmente, contou com o aferimento de pressão e glicose, e foi ministrada pelos enfermeiros Cheila dos Santos e Marco Antônio, e as agentes comunitárias de saúde, Karlen Caetano e Natália Noronha.
A ESF Ipiranga realizou neste último sábado (15/4), na Escola Municipal Oribes Batista Leite, uma campanha de vacinação das crianças, pais e professores. Ao todo foram 81 doses aplicadas, e, além disso, foram proporcionadas outras atividades. Ocorreu uma orientação em saúde bucal, feita pela equipe de odontologia, e a conscientização da população sobre o combate à dengue, de forma lúdica, para melhorar a experiência das crianças.
Participaram da estratégia a técnica de enfermagem Lidiane Corrêa, as agentes comunitárias de saúde, Joice Faria, Emanuela Cristina, Gabrielle Cançado e Isabel Cristina, além da dentista Patrícia de Sá, acadêmicos de odontologia das faculdades Unifenas e Pitágoras e agente de combate a endemias, Nadir Rezende.
O supervisor da unidade, Alisson Israel Rodrigues, enfatiza que participações extramuros são essenciais para propiciar informações à sociedade. “A ação permitiu que crianças, pais e professores tivessem a oportunidade de atualizar o esquema vacinal, além de aprender sobre educação em saúde bucal e combate à dengue. A equipe da ESF Ipiranga está sempre engajada em viabilizar o acesso da população de sua área de abrangência aos serviços básicos de saúde, para isso está em constantes parceria com escolas, empresas e instituições a fim de consolidar sua atuação com excelência na saúde da população.
A ESF Nilda Barros realizou ontem (17/4) um evento de sala de espera com os usuários, desta vez o tema foi sobre a conscientização da população e direitos da pessoa com autismo. Enquanto aguardavam atendimento, os usuários puderam aprender sobre o autismo, campanha da Unidade para o mês de abril que é voltado para essa estratégia. A ação contou com dezenas de pessoas e o tema foi abordado com propriedade pelos agentes comunitários de saúde, Meire Cláudia, Dione Esteve e Lívia Cristina, que ministraram o encontro.
Alisson, também supervisor desta ESF, exalta a importância de ações como esta. “Conversar sobre o autismo no ambiente de saúde é fundamental, porque permite compartilhar realidades e trocar informações. Quanto mais a população aprende sobre o assunto, menos exclusão e preconceitos haverão na sociedade”, ressaltou.