A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), atendeu 1.169 casos de suspeita de dengue, durante o período de 8 de março a 8 de abril. Os atendimentos ocorrem na Policlínica, localizada na rua São Paulo, nº 10, Centro.
O serviço da Policlínica conta com o apoio da equipe médica, laboratório e da equipe de enfermagem, com o intuito de ampliar o acesso da população com suspeita de dengue, aos serviços de saúde do município, sendo suporte às Unidades de Atenção Primária à Saúde (APS) e diminuindo a procura de atendimento destes casos na Unidade de Pronto Atendimento(UPA).
A estratégia adotada é exclusivamente para usuários que apresentam febre associada com dois ou mais dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas no corpo, prostração, dor no corpo e/ou dor nas articulações.
Os pacientes que apresentarem estes sintomas, e possuírem mais de 12 anos de idade, podem procurar diretamente a Policlínica, das 7h às 17h, a partir do início das atividades do ambulatório. Ao procurar atendimento, passarão por acolhimento e classificação de risco, de acordo com o Protocolo de Manejo Clínico da Dengue e, caso sejam classificados como amarelo ou vermelho, serão encaminhados à UPA.
Durante o funcionamento do ambulatório de dengue, as unidades de saúde manterão seus atendimentos das 7h às 16h30, assim como as unidades que atendem ao programa Saúde na Hora (Belvedere, Planalto, Ermida, Sagrada Família e Tietê) no horário das 18h às 22h.
A Semusa reforça que é fundamental que a população faça a sua parte para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, eliminando locais com água parada que podem se tornar possíveis criadouros do mosquito.