27 MAR 2023
Estação de Memórias recebe alunos para visita orientada
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), informa que foi realizada na sexta-feira (24/3), a visitação dos alunos do 9° ano da Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira, à Estação de Memórias.

A unidade recebeu 16 alunos e os professores Jose Heleno e Iolanda, para uma visita orientada pela equipe de Gerência de Memória, coordenada pelo historiador Faber Barbosa, com o auxílio de Ana Beatriz, estagiária; Maria Aparecida de Oliveira, funcionária da gerência; Marcos Vilella e Iuri Eduardo do Arquivo Público Municipal.

Os estudantes puderam entender um pouco mais da história da ferroviária através da explanação feita pela equipe, bem como pelas gravações de entrevistas feitas com ferroviários aposentados e pelos conteúdos dos textos da exposição.

O espaço “Estação de Memórias” é o resultado de um projeto desenvolvido em parceria entre a VLI, a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC) e a Secretaria Municipal de Cultura de Divinópolis. O objetivo do programa é registrar a memória e a história da ferrovia em cidades cujas trajetórias foram marcadas por essa forma de transporte.

Em Divinópolis, a Estação Memória foi inaugurada em 19 de janeiro de 2023, contando com uma exposição composta de objetos, textos, fotos, entrevistas sobre a história ferroviária em nosso município. Um elemento inovador que foi acrescentado à exposição foi a disponibilidade de QR codes no interior do espaço, os quais permitem acesso a conteúdo variado, que vão de textos a vídeos sobre a memória ferroviária divinopolitana.

O espaço “Estação de Memória” situa-se na Praça Pedro X. Gontijo n° 21, Centro, antiga Estação Ferroviária de Divinópolis. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h. Para visitar o espaço é necessário o agendamento no seguinte número (37) 3229-8197, para falar com o responsável Faber.