27 MAR 2023
Semas realiza ação “Informar para incluir”
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou na sexta-feira (24/3), o evento “Informar para incluir”. A ação foi realizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Noroeste em parceria com o Setor de Cadastro Único (CadÚnico).

Seguindo o calendário das ações descentralizadas realizadas durante todo o mês de março, em prol das mulheres, a região beneficiada foi a do bairro Nova Fortaleza II. Foram oferecidas orientações técnicas pelo Cras, inscrição ou atualização do CadÚnico. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou a aferição de pressão, pesagem e medição de crianças. Houve a participação de 30 pessoas.

Eliana Guimarães, coordenadora do Cras Noroeste, explica o objetivo da ação. “Buscamos possibilitar aos moradores do bairro Nova Fortaleza e da região, obter informações sobre os benefícios oferecidos pela inscrição no CadÚnico, e facilitar a inclusão ou atualização do seu cadastro. Possibilitar aos moradores, através dessas ações coletivas, o acesso aos seus direitos e o exercício da cidadania”, declarou.

Amanda Santos, moradora do bairro Nova Fortaleza II, comentou sobre a participação da atividade. “A ação aqui no bairro foi muito legal, pois a maioria das famílias não consegue ir até o Cras, muitas ganham a vida olhando crianças da vizinhança ou fazem faxina. É de grande importância eles virem até nós, possibilitando o acesso dos benefícios para assim contribuir com o sustento de nossas famílias”, pontuou.

O evento foi desenvolvido por ações coletivas pelos técnicos do Cras Noroeste, pela equipe do CadÚnico, com participação da unidade de Estratégia Saúde Família (ESF) Serra Verde e participantes do projeto de Voluntários da UFSJ. Assim, finalizando as ações descentralizadas do Mês da Mulher.