A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), realizou na tarde de hoje (2/3), a solenidade de entrega do certificado “Orgulho Divinopolitano”. A cerimônia foi realizada no Centro Administrativo, em dedicatória aos artistas plásticos.
Ronan iniciou os estudos de pintura aos 14 anos com a artista e professora divinopolitana Yolanda Souki. Mais tarde, na década de 1980, estudou a técnica do vitral e folheamento a ouro com a paulistana Norma Donato, que também ministrava aulas na bienal de Barcelona. Na oportunidade, Ronan foi morar no Rio de Janeiro, por um período de cinco anos, para estudar a técnica do desenho modelo vivo na Sociedade Brasileira de Belas Artes.
O artista também estudou a técnica do lápis pastel no Liceu de Artes e Ofício do Rio de Janeiro. Na época em que trabalhava num banco em Ipanema, conheceu a filha de Antônio Carlos Marinho que, na ocasião, além de empresário de sucesso, era presidente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM). Na mesma ocasião, Ronan foi apresentado a ele e, ao conhecer seu trabalho, deu-lhe uma bolsa do curso de artes no próprio MAM, o qual não foi realizado por ele por motivos pessoais.
Logo quando voltou pra Minas Gerais, fez um curso de pintura óleo sobre tela com o artista itaunense Avimar Meneses, tendo, na oportunidade, executado a pintura do interior da matriz itaunense. Além disso, Ronan também fez curso online de desenho e pintura realista com o artista de São Paulo, Paulo Frade.
Ronan tem trabalhos a óleo sobre tela espalhados pelo Brasil e alguns outros países, como Portugal, França, Itália e Estados Unidos. O artista também estudou na Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva e mantém os estudos em violino.
Atualmente, Ronan faz um curso de desenho hiper-realista com lápis de cor com a artista de São Paulo, Sheila Giovanni.