A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu ações para pacientes hipertensos e diabéticos, realizadas pela unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Tietê.
Quinzenalmente, às quartas-feiras, a equipe da ESF Tietê organiza um grupo educativo com usuários hipertensos e diabéticos para promoção, prevenção e educação em saúde, visando reduzir os riscos de um prognóstico desfavorável e encaminhamentos para UPA e Policlínica, por meio de orientações sobre alimentação, atividade física, uso das medicações.
A unidade também oferece, diariamente, o grupo de práticas corporais e, todas às quintas-feiras, o grupo de artesanato, visando colaborar com a saúde mental e melhoria da qualidade de vida dos usuários.
De acordo com a médica da equipe, Bianca Araújo Cardoso, o acompanhamento com os pacientes portadores de doenças crônicas, não transmissíveis, são fundamentais. “O acompanhamento multiprofissional e o cuidado continuado desses pacientes são muito importantes para bom controle das comorbidades e para a prevenção de agravos. Além disso, o compartilhamento de experiências entre os usuários e a equipe contribui para o fortalecimento do vínculo e maior adesão do paciente ao tratamento. Por isso, a programação dos grupos operativos e as atividades de educação em saúde são tão valorizadas e priorizadas pela equipe de saúde da família do Tietê”, afirmou.
As doenças crônicas não transmissíveis constituem um dos maiores problemas de saúde pública na atualidade, dentre elas a hipertensão e a diabetes do tipo II são as mais preocupantes.