A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), realizou na tarde de hoje (2/3), a cerimônia de entrega do certificado “Orgulho Divinopolitano”. A solenidade foi realizada no Centro Administrativo, em dedicatória aos artistas plásticos.
Denise é escritora, mosaicista, contadora de histórias e empreendedora cultural. Nascida e crescida em Itapecerica, morou em Belo Horizonte, mas foi em Divinópolis que construiu casa, ninho e histórias. Possui formação em direito, mas resolveu ir pelo caminho das artes.
Aos 40 anos, publicou seu primeiro livro “Básico do básico”. Depois do primeiro, vieram outros como “Era uma vez”, “Com amor, sempre com amor”, “A casinha da vovó” e “Onde eu quero ficar”. Além disso, Denise teve participação nos livros “108 histórias marcantes” e “Histórias contadas por quem conta”. Por fim, em parceria com suas amigas do coletivo Vira Verbo, publicou “Entre dores, Amores e Coronas” e também “Plantando Borboletas”.
Enquanto mosaicista há mais de 20 anos, ensinou a arte milenar da reconstrução para centenas de alunos, confeccionou grandes painéis e infinitas peças em mosaico, inclusive o mosaico instalado no hall de entrada do Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração.
Denise foi produtora e contadora de histórias do projeto “Hora Do Conto” da livraria Boutique Do Livro (2000 / 2022) e da edição online da Hora do Conto (2020). Fez diversas turnês e gravações dentro do projeto Conexões Criativas da Planeta Cluster, patrocinado pela rede de hospitais Materdei e pela Jaguar.
Participou como palestrante e contadora de histórias da Flipassos em 2018 e 2019 (Passos-MG), Felita 2018, 2019 e 2022 (Itapecerica-MG), Fliaxará 2019 (Araxá-MG), Flid 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2020 (Divinópolis-MG) e Flisabará 2018 (Sabará).
A artista participou de vários outros eventos a mostra online “História Em Cena” que faz parte do Programa Conexões Criativas / Cidade Das Histórias (2021) e também da edição online do Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais (2021).
Além de participar do coletivo de mulheres Vira Verbo, também integra o coletivo Musa- Mulheres unidas na arte de Divinópolis. Denise também é integrante do grupo Encontro que se apresenta na Praça do Santuário também há mais de duas décadas.