A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou hoje (1/3), a abertura da exposição “Ser Mulher” no hall de entrada do Centro Administrativo. A mostra ficará disponível para visitação até o dia 10 de março, nos dias úteis, das 8h às 18h.
A exibição tem como objetivo celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, que é um dia símbolo de luta, empoderamento, valorização, e busca por respeito e igualdade. O evento foi marcado pela apresentação musical do violinista Lucas José Campos, aluno do maestro Walter Caetano Bessa, que transmitiu seu belíssimo repertório. Dezenas de servidoras municipais acompanharam a solenidade.
Foi disponibilizada uma mostra explicando sobre como funciona os serviços prestados para mulheres, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), os cursos em parceria com o Sindicato dos Oficiais Alfaiates, Costureiras e Trabalhadores na Indústria de Confecção de Roupas, Cama, Mesa e Banho (Soac), o Sistema Único de Assistência Social (Suas), dentre outros serviços que são ofertados às mulheres assistidas nos programas sociais. Para que possam ter acesso aos benefícios com maior facilidade, para construir oportunidades aqueles que mais precisam.
Rosângela Botelho, técnica de Referência da Política para Mulheres, falou sobre a importância de trabalhar com todos os equipamentos da Assistência Social junto a outros serviços de atendimento socioassistencial para garantir os direitos das mulheres. “Hoje temos um exemplo do trabalho feito a múltiplas mãos, a construção desta exposição foi feita pelos serviços da rede. A assistência tomou frente para articular todos os meios. Porém não se faz nada sozinho, a saúde não se faz sozinha, nem a educação e a assistência. Logo, a importância dos órgãos de segurança, dos órgãos de defesa de direitos, da proteção social básica nos territórios através dos Cras e das unidades de saúde. Nosso diálogo precisa ser constante, para o fortalecimento ao atendimento das mulheres vítimas de violência. A mulher merece uma vida com qualidade e dignidade”, afirmou.
Maicom Marques, diretor de Política sobre Drogas e Direitos Humanos, comentou sobre o papel da mulher na sociedade. “É importante dizer que não só no dia 8 de março, não só neste mês devemos valorizar e respeitar as mulheres. Enquanto historicamente, o matriarcado é sinônimo de paz e a não violência, a sociedade atual é marcada pelo machismo e pela tentativa de dominação do homem sobre a mulher. Desde cedo, meninos e meninas aprendem papéis sociais, atribuindo o dever do cuidado às mulheres e estranha quando um homem se predispõe a cuidar. O machismo atinge tanto as mulheres quanto homens em nossa sociedade, o que é reproduzido pelas instâncias sociais. Ao contrário da ideologia de que o sexo feminino é fraco, quando uma mulher se levanta, toda a estrutura da sociedade se levanta junto com ela.”, destacou.
A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, fomentou a autoridade feminina e a busca pelos direitos iguais. “Divinópolis tem uma liderança feminina muito maior do que imaginamos. Muitas vezes pensamos que liderança é apenas das que foram eleitas, mas não são. Temos juízas, promotoras, de órgãos de segurança, dos nossos servidores a maioria são mulheres. A mulher tem a capacidade de ocupar o espaço de forma igual, não sendo maior ou menor. Queremos trabalhar tendo as mesmas garantias e cobranças, cobramos o respeito. A luta diária é para que todas consigam ter seu próprio espaço. Muitas das vezes em que uma mulher deixa de assumir destaque é porque falta coragem, devido há anos que somos massacradas por resumir nossa capacidade técnica em aparência. Raramente vão nos diminuir pelas nossas condições de atuar efetivamente, nós estudamos e somos capazes. Não se deixem diminuir e fazer desistir”, finalizou.
Também estiveram presentes na exposição a tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Amanda Cristina; a presidente da Comissão da Mulher e Advogada, Telma Rodrigues; os representantes da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica, sargento Michele e sargento Gilson; as representantes da deputada Estadual Lohanna França, Júnia Viglioni e Bruna Rocha.
Para a realização da mostra, a ação contou com apoio da Azaleia Jardins e Paisagismo
Acesse a Galeria de Imagens deste evento através deste link
http://acesse.one/E7Rdw