A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou na última sexta-feira (24/2), ação descentralizada no bairro Jardim Copacabana, promovida pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), pela Central de Imunização, pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Sudoeste e pela unidade de Estratégia e Saúde da Família (ESF) Catalão.
Centenas de crianças precisaram colocar o cartão vacinal em dia e receberam os imunizantes. Ao todo, a Central de Imunização aplicou 196 doses contra as mais diversas vacinas do calendário, como: tríplice viral, tríplice bacteriana, hepatite B, febre amarela, HPV, meningocócia C, pneumo 10, entre outras.
A ESF Catalão realizou ao todo 156 atendimentos, entre eles: aferição de pressão arterial, teste de glicemia e medidas antropométricas, para fomento do sistema do programa Bolsa Família. Enquanto o Cras Sudoeste atendeu 39 famílias para realização de ações de inclusão, atualização do Cadastro Único (CadÚnico), concessão de benefícios, como cestas básicas e auxilio natalidade, além de orientações a respeito do Bolsa Família.
Na ocasião, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) distribuiu 1.000 preservativos para a população presente, realizou 120 testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de levar orientações sobre a prevenção e transmissão das ISTs.
Para o coordenador da Central de Imunização, Tércio Leão, a ação é muito importante para a população do bairro. “A ação foi muito produtiva, pois a população tem limitações socioeconômicas e acesso dificultado as unidades de saúde de referência. Em um só dia, puderam realizar vários atendimentos multiprofissionais, garantindo seu pleno direito de assistência, baseados nos princípios da universalidade”, afirmou.
O supervisor da ESF Catalão, Weverton Langsdorff, destacou as atividades realizadas. “Tivemos um grande aproveitamento com a realização das ações de saúde no bairro Jardim Copacabana. Diante da dificuldade de acesso à unidade, ao levarmos essas atividades, conseguimos atingir as famílias que necessitam e promovemos melhorias na saúde da população”, pontuou.
A supervisora do Serviço de Assistência Especializada (SAE), Marlene Ferreira, ressaltou a importância da ação. “É muito importante a realização desses eventos no cotidiano das comunidades. O conhecimento do status sorológico possibilita o início precoce do tratamento e a interrupção da cadeia de transmissão das doenças, sendo esse o objetivo das ações. Isso demonstra também o trabalho e empenho da Semusa em prestar um serviço de qualidade e integral a população”, destacou.