O encontro reuniu usuários da unidade para alertar sobre os perigos da prática
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na última segunda-feira (30/5), um encontro na unidade de Estratégia de Saúde e Família (ESF) São Paulo, liderado pela farmacêutica clínica Aline Mendes da Equipe Multidisciplinar da unidade local.
Cerca de oito usuários participaram da conversa que abordou "Os perigos da Automedicação ". A equipe reforçou que com a Internet, muitas pessoas deixam de procurar o atendimento adequado em Unidades de Saúde, pronto atendimento e acabam se automedicando, isso faz com que, muitas vezes, o paciente utilize os medicamentos de maneira incorreta ou irracional.
Esta prática pode trazer riscos para a saúde, como reações alérgicas, dependência, abuso, intoxicação, resistência ao medicamento ou mascaramento de doenças graves. Um auto diagnóstico incorreto pode causar um atraso na procura de aconselhamento médico e tratamento adequado.
Foi um momento produtivo, de conscientização e de troca de experiências. As reuniões ocorrerão duas vezes ao mês, abordando temas sugeridos pelos participantes relacionados aos cuidados com a saúde.