27 JAN 2023
Servidores participam de seminário sobre saúde mental no trabalho
A Prefeitura de Divinópolis, através do Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam)- Secretária Municipal de Saúde (Semusa) e juntamente ao Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst) - Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad), realizou ontem (26/1), o 1° Seminário da Equipe Complementar em Saúde Mental no Trabalho.

O enfoque da atividade eram as ações práticas para promover o bem-estar dos funcionários da saúde no município. Com o intuito também, de lembrar sobre a vocação de entrega dos profissionais da área, ensiná-los a respeitar a sua própria vida e buscarem a desaceleração de suas mentes. Tais ações podem fazer com que as pessoas percebam que o pouco que é feito no meio de trabalho, pode ser grandioso para a população.

Inara Aparecida Faria Tavares, enfermeira do Trabalho e coordenadora do Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst), apontou como ocorreu a ação na saúde mental do trabalhador. “Uma equipe de trabalho foi montada exclusivamente para operacionalizar as intervenções, através da Resolução supervisionada pelos Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III e Ad com incentivos financeiros para promoção de saúde mental dos profissionais da Semusa. O Cresst vislumbra essa parceria como essencial para o desenvolvimento da saúde ocupacional do município”, relatou.

Lembrando que antes da idealização do seminário, foram realizados questionários com os funcionários da saúde, a fim de avaliá-los pelo nível de ansiedade, estresse ou depressão. Tudo isso aconteceu porque pós-pandemia, os servidores ficaram doentes e dependentes de uma atenção maior, que normalmente, eles entregam à sociedade.

Tiago Magela Ramos, gerente de Saúde Mental, explicou o que inspirou o projeto e explicou o que é uma equipe complementar de saúde mental. “Essa atividade que a gente está apresentando hoje, é advindo da resolução do estado de Minas Gerais, que enviou uma verba para que a gente implementasse uma equipe complementar de saúde mental, que é basicamente uma formada por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e médicos para atender os profissionais de saúde do município que tiveram algum sofrimento mental em decorrência da pandemia”, relatou.

O professor da Universidade Federal de São João Del Rei (UFJS) unidade Divinópolis, Richardson Miranda Machado, explica sobre a sensibilidade do assunto estudado. “O que está nos preocupando muito é que, nesse rastreio que foi feito, alguns profissionais estão com uma alta prevalência de depressão e uso de drogas, assim, nós observamos que tem toda uma associação com o estresse vivido, o cotidiano e que precisamos trabalhar com algumas medidas imediatas e futuras para promoção da qualidade de vida e de melhores condições de trabalho”, ressaltou.

Lucas Bernardo, psicólogo da equipe complementar em saúde mental, falou sobre sua experiência no projeto para os servidores. “Quando chegamos com nossa equipe multiprofissional aos servidores da área de saúde, fizemos de tudo para acolhê-los, sensibilizá-los e atuar efetivamente na promoção da saúde”, complementou.

Os supervisores e a equipe do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) foram introduzidos ao seminário, com uma dinâmica que trouxe aos envolvidos uma sensibilização ao que realmente é importante. Mais tarde, o psicólogo Fred Clementino, ensinou práticas para os supervisores que possam ser usadas para fins de beneficiar a saúde mental de sua equipe.

Alisson Israel Rodrigues, supervisor da Estratégia Saúde da Família (ESF) Ipiranga e Nilda Barros, lembrou que ter uma boa saúde mental contribui até na melhora no ambiente de trabalho. “Cuidar da saúde mental dos servidores ajuda estes a entregarem um trabalho de melhor qualidade para a população”, explicou.

Esse seminário é fruto de parcerias firmadas entre Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam), Semusa, Cresst, Semad e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).