03 JAN 2023
SAÚDE
Cresce o número de acompanhamento dos beneficiários de transferência de renda do Auxílio Brasil em 2022
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa sobre a ampliação do número de acompanhamento dos beneficiários de transferência de renda do Auxílio Brasil, no quesito condicionalidades de Saúde.

No ano de 2022, com os dados apurados pelo sistema e-Gestor até o dia 2 de janeiro de 2023, foram acompanhadas 16.482 pessoas nas unidades de Atenção Primária do município. Este número representa um aumento de quase 28% em relação ao ano de 2021, quando o número de beneficiários acompanhados foi de 12.882.

As condicionalidades na saúde consistem em realizar o acompanhamento dos beneficiários através de verificação e atualização da situação vacinal e antropometria (aferição de peso e altura), e acompanhamento do pré-natal, além da oferta de outros serviços de saúde como exame citopatológico, serviços de odontologia e consultas.

O público alvo do Programa Auxílio Brasil na Saúde, são mulheres de todas as idades e crianças de 0 até 7 anos de idade incompletos. E o acompanhamento prioritário às mulheres de 14 a 44 anos e crianças de 0 até 7 anos de idade incompletos.

Fernanda Gregório, referência técnica em política de promoção da equidade, ressalta a importância em captar e acompanhar os beneficiários do programa. “As pessoas contempladas por benefícios de transferência de renda correspondem à população mais vulnerável economicamente no território, e cabe a saúde, sendo um dos eixos do programa, proporcionar acesso ao cuidado e assistência, para que, junto com a Educação e Assistência Social, proporciona às famílias condições de superação da situação de vulnerabilidade”, destacou.

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) estabelece que o acompanhamento das condicionalidades de saúde seja uma atribuição comum dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. Inicia-se pelo agente comunitário de Saúde que realiza a busca ativa destes pacientes, passando por todos os profissionais da equipe, que realizam o acolhimento e acompanhamento dos beneficiários.