A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) – Vigilância em Saúde Ambiental, realizou ontem (20/12), a limpeza de um imóvel no bairro Vila Olaria. O imóvel estava com risco de focos de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
A ação foi promovida graças a investigações feitas pelo agente de endemias responsável pelo trabalho de combate às arboviroses da região. Durante a operação foi retirado do local, um caminhão e uma caminhonete de lixo.
O supervisor de Vigilância em Saúde Ambiental, Juliano Cunha, destacou a importância desta e de outras ações como essa para a saúde divinopolitana. “Ações como essa têm o objetivo de controlar a propagação do Aedes aegypti, e com isso evitar com que ocorra uma epidemia de dengue. Essas atividades são ainda mais importantes agora, que estamos vivendo o crescimento dos casos de covid-19”, comentou.
A Vigilância Ambiental reforça que o combate ao mosquito Aedes aegypti tem sido intensificado na região Nordeste, pois foi identificado no último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) que a região tem um alto risco de epidemia de dengue. O setor, por sua vez, é responsável por analisar, adotar e recomendar medidas para prevenir os agravos e o surgimento de doenças desenvolvidas no âmbito ambiental. Dentre esses agravos estão as arboviroses: dengue, Zika e Chikungunya.