A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu ontem (20/12), uma ação referente ao “Dezembro Vermelho”, mês da prevenção a AIDS. As atividades foram realizadas pela unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Nilda Barros.
A equipe da unidade esteve presente no Somar Supermercados, e executou uma conscientização dos trabalhadores e público em geral, voltadas e prevenção contra Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além das orientações sobre as ISTs, foram distribuídos de preservativos, realizados 54 testes rápidos e os cartões de vacina dos funcionários foram atualizados.
Houve ainda, em parceria com a equipe odontológica, a partilha de informações sobre os cuidados com a saúde bucal e a entrega de 20 kits de escovação. As atividades fazem parte da programação “Dezembro Vermelho” da unidade, a qual estão sendo realizadas várias mobilizações, como forma de conscientização da população.
De acordo com o supervisor da unidade, Alisson Israel Rodrigues, essas ações asseguram a orientação, acesso e participação da população na saúde, sobretudo dos trabalhadores. “A equipe da ESF Nilda Barros tem uma grande parceria na comunidade na qual está inserida e preparada, para acolher e orientar a população, empresas da área de abrangência da unidade. Os profissionais estão capacitados e engajados para acolher a população como um todo, a fim de que possa ser construído, cada vez mais, de forma participava, o bem maior que é a saúde”, pontuou.
A referência técnica em saúde da mulher e ISTs, Luiz Augusto Ferreira, afirma como é importante tais atividades para os usuários. “A participação das unidades de saúde com a realização de ações é de fundamental importância. A conscientização da população ajuda na prevenção de doenças e na qualidade de vida. Além disso, sensibilizamos os usuários para procurar a unidade sempre que necessário, tanto para assistência multiprofissional, quanto e orientações em saúde”, destaca.
Participaram da ação: a enfermeira, Luana Silva; a residente de enfermagem, Leila Cristine; os agentes comunitários de saúde, Dione Esteves, Carolyna Kássia, Lívia Cristina e Meire Cláudia; a técnica de enfermagem, Alícia de Oliveira; a dentista, Emanuela Betany; e a auxiliar de saúde bucal, Geovania Teixeira.