28 NOV 2022
SCFV celebra Mês da Consciência Negra
A Prefeitura de Divinópolis, destaca que, ao longo de todo o mês de novembro os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que são ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) com o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais (IDES), realizaram atividades comemorativas ao mês da Consciência Negra.

Os Centros de Convivência Jardinópolis e Vida Nova realizaram visita ao Movimento Unificado Negro de Divinópolis (Mundi) para conhecer a atuação da entidade na cidade. Lá, participaram de uma roda de conversa com o presidente do Mundi. Na oportunidade, usuários do SCFV Jardinópolis receberam o certificado de participação na oficina “Igualdade Racial, Transformação Social”, que ofereceu aulas de breaking ao longo do semestre.

O Centro de Convivência Divina Luz, organizou roda de conversa com a ativista do Movimento Negro, Grazi Rufo, sobre o dia da Consciência Negra e o empoderamento de crianças e adolescentes. O Centro de Convivência Jardinópolis confeccionou máscaras africanas de papel machê, em oficinas de artes e artesanato, para resgatar a cultura dos povos africanos e a história destes artefatos.

No dia da Festa da Consciência Negra, organizada pelo Mundi e pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), com o apoio da Prefeitura de Divinópolis, os usuários do SCFV Jardinópolis estiveram presentes com as suas famílias para participar do evento e da roda de capoeira.