24 NOV 2022
Tripulantes do Samba é homenageado como “Orgulho Divinopolitano”
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), homenageou, na tarde de ontem (23/11), o Grupo Tripulantes do Samba por sua história de 34 anos de trajetória, com o certificado de “Orgulho Divinopolitano”. Desta vez, o Orgulho Divinopolitano é realizado em comemoração aos músicos de destaque do município.

O grupo que, no seu início, teve apresentações em diversos locais, como festas pela cidade e festivais de samba e pagode em toda região, incluindo apresentações no campus da UFMG em Belo Horizonte. Esteve presente por vários anos no carnaval da cidade Alto do Rio Doce, obtendo um recorde musical, ao tocar por nove horas ininterruptas em um só dia.

Com o passar dos anos, além das apresentações em shows, os Tripulantes do Samba firmaram participações com músicos de renome nacional, como Luiz Melodia, Grupo Razão Brasileira, Belchior, Zeca Pagodinho, Grupo Sensação, Grupo Casa Nossa, Grupo Bom Gosto. Como trabalho voluntário, teve participação no projeto cultural “Sexta Básica da Cultura”, promovido pela Prefeitura de Divinópolis em 1995.

No auge artístico do grupo, o falecimento do integrante Geraldo “Dedé”, fez com que os Tripulantes dessem uma pausa nos seus trabalhos. Algum tempo depois, retornaram as atividades e a chama musical voltou a brotar em seus corações. O grande apelo do público, fez com que o grupo Tripulantes Do Samba, voltasse a tocar com alegria e descontração, mesclando boas músicas do passado e presente, mantendo a identidade musical com apresentações em clubes, churrascarias, bares, em Divinópolis e região.

Participaram de eventos como o 2º Encontro de Samba & Pagode do Babilônia, o Sambajão e o Comida de Preto de Divinópolis 2010, em parceria com o Movimento Negro Unificado De Divinópolis. Em 2018 participaram do Pré-Carnaval de Divinópolis, promovido pela Prefeitura Municipal e dos eventos relacionados à Semana da Consciência Negra.

O grupo foi agraciado com a Comenda Consciência Negra no ano de 2010 pela Câmara Municipal de Divinópolis e recebeu em 2012, o Troféu Centenário de Divinópolis, por sua contribuição na cultura da cidade, tocando ao lado do Grupo Molejo, evento realizado e organizado pela Prefeitura de Divinópolis. O Grupo Tripulantes do Samba, realizou abertura dos shows do Grupo Raça Negra em Divinópolis, no dia 24 de novembro de 2018, e do Baile do Nego Veio (Alexandre Pires) em dezembro de 2019, ambos no Divinópolis Clube.

A formação atual dos Tripulantes é composta por: Adilson Coca-Cola (pandeiro/vocalista), Bené (cavaco/vocal), Luiz Tripulantes (repique/vocal), Rogério Leite (rebolo/vocal), Jailson Jajá (ganzá/xique-xique), Hilton Mordomia (surdo/percussão), Maciel (contrabaixo) e Wally (violão/guitarra).

Pessoas Que Passaram Pelo Grupo Tripulantes: Vanilda Negra Val (Vocal E Back Vocal), Alisson Buda (Percussão), Dioney (Banjo), Edvaldo Juca (Surdo), Bruno Fernandes (pandeiro) , Gilmar (percussão), Eduardo Duardão (tantan), Adriano Negão (pandeiro-percussão), Fernando da Gata (pandeiro), Ninha (repique), Jeferson Jefinho (percussão), Adauto (pandeiro), Flavinho (percussão), Gilza (back vocal), Denise (back vocal), Geraldo Dedé (in memorian).