16 NOV 2022
VICE-PREFEITA
Vice-prefeita representa Divinópolis em diversos eventos na Espanha
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), informa que, na segunda-feira (14/11), a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, cumpriu diversas agendas dos vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

O primeiro compromisso foi no United Cities and Local Governments (UCLG). “Cidades e Governos Locais Unidos” é uma organização internacional abrangente para cidades, governos locais e regionais e associações municipais em todo o mundo que se preocupa em representar e defender os interesses dos governos locais no cenário mundial. Lá a vice-prefeita participou de diversas palestras, debates e mesas redondas sobre temas importantes para o crescimento de Divinópolis como o fortalecimento da governança, ações globais, governos futuros.

Logo após, Janete seguiu para o Cisco Co-Innovation Center onde participou de uma visita técnica guiada. Em seguida participou do City Expo World Congress 2022 – o Congresso Mundial de Cidades Inteligentes, que contou com uma palestra com Josep Miguel Piqué, presidente executivo de La Salle Technova Barcelona, que é um dos grandes nomes da inovação, conhecido mundialmente. No local a vice-prefeita também teve a oportunidade de trocar ideias com diversos investidores e empresários do ramo de inovação e em cidades inteligentes.

A agenda de compromissos continuou no Fomento del Trabajo Nacional, para participar do encontro “Smart Cities no Brasil desafios e oportunidades”. A abertura foi feita pelo presidente da Câmara do Comércio Brasil-Catalunha (CCBC), Javier Miralles. Neste evento diversas autoridades participaram da mesa de abertura como o cônsul-geral Brasil em Barcelona, Clemente Baena Soares; delegado do Consórcio da Zona Franca de Barcelona, Pere Navarro; Josep Miguel Piqué e Duarte Nogueira, representante da Frente Nacional dos Prefeitos do Brasil.

Jordi Hereu, presidente da Hispasat e da IdenCity Consulting e ex-prefeito de Barcelona, ministrou palestra com o tema “Cidades inteligentes em época de incertezas”. Em seguida foram apresentados todos os prefeitos e vice-prefeitos da delegação brasileira presentes no evento. Na sequência houve ainda mesa redonda com casos de sucesso de prefeituras brasileiras em práticas de gestão inteligente e oportunidades de negócios em suas cidades. O evento foi encerrado com um momento de networking entre os participantes, que se trata de uma oportunidade de fazerem contatos entre si.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, ressaltou que, mesmo com a agenda pesada de aproximadamente 14 horas de atividades, valeu a pena. “Uma agenda como essa, mesmo intensa como foi, vale muito a pena por todo o aprendizado e oportunidades oferecidas aos gestores municipais. Levarei de volta para Divinópolis muitas ideias e planos valiosos para o futuro do município”, destacou.