14 SET 2022
Aberta vacinação canina polivalente (V8) em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas Públicas (Seplam), inicia hoje (14/9), o projeto “Vacinação de Cães da Samarco”, realizado em parceria com a ONG Ajuda (Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais), que vai garantir a vacinação de 3 mil cães da cidade, até o próximo sábado (17/9).

A ação de imunização tem o objetivo de combater seis das principais doenças que acometem a população canina: a cinomose; a parvovirose; e leptospirose; a hepatite infecciosa; parainfluenza e a coronavirose canina. Essa última, trata-se de uma doença causada por um tipo de coronavírus (diferente do causador da Covid-19).

O tutor interessado em vacinar seu cão deve realizar o cadastramento através do App Divinópolis, disponível para download nos celulares com sistema Android ou IOS ou acessado no link: https://divinopolismg.appcidades.com.br/access/. O cadastro deve ser realizado clicando no ícone “Vacinação Canina” e, após isso, deverá selecionar a data desejada.

As vacinas disponíveis são conhecidas como V8 (ou óctupla) e serão aplicadas pela equipe de veterinários da ONG, sem custo algum. O projeto é de iniciativa da Samarco, e será realizado pela ONG Ajuda, com apoio da Coordenação de Cuidado Animal. Para vacinar o seu animal, será necessário o registro no Cadastro Municipal de Cães e Gatos de Divinópolis, que emitirá a data, horário e local da vacinação.

Confira os dias, horários e locais de vacinação:

•             Quarta-feira (14/9), das 8h às 17h: Centro Administrativo da Prefeitura (Av. Paraná, 2.601, São José, Divinópolis/MG);

•            Quinta-feira (15/9), das 8h às 17h: Centro Administrativo da Prefeitura (Av. Paraná, 2.601, São José, Divinópolis/MG);

•             Sexta-feira (16/9), das 8h às 17h: Complexo Esportivo do Planalto (Rua Itambé, 5, Planalto, Divinópolis/MG);

•             Sábado (17/9), das 8h às 12h: Estacionamento da Rodoviária.
Observação: os horários serão os informados acima ou até terminar as doses disponíveis para o dia.

Critérios para a vacinação

Todo cão com mais de 45 dias de vida poderá ser vacinado, entretanto, filhotes com mais de 45 dias e menos de 5 meses precisam tomar a 2ª e 3ª dose. Nesse caso, essas doses não serão disponibilizadas pelo município e suas aplicações ficarão a cargo e custo dos tutores de cada animal.

Não é aconselhável a aplicação de vacina em cadelas com menos de 60 dias de lactação e, após vacinadas, a amamentação deverá ser interrompida. Os animais deverão ser apresentados nos postos de vacinação, acompanhados de um tutor maior de idade (18 anos ou mais), que deverá apresentar documento com foto.