26 JUL 2022
“Orgulho Divinopolitano” homenageia 12 mulheres negras de Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Governo (Segov), realizou na segunda-feira (25/7), a solenidade de entrega do certificado “Orgulho Divinopolitano”, no auditório do hall do 5º andar do Centro Administrativo, desta vez, prestigiando mulheres negras.

A solenidade foi realizada como forma de homenagem pelo “Dia Internacional da Mulher Negra, Latina Americana e Caribenha”, e também pelo “Dia de Tereza de Benguela” e “Dia Nacional da Mulher Negra”, comemorados na data de ontem (25/7).

Nesta edição, 12 mulheres foram homenageadas com o certificado de “Orgulho Divinopolitano” como a vereadora Ana Paula do Quintino; a jornalista Ana Paula da Silva e a presidente do Instituto Helena Antipoff, Carla Aparecida Borges. A atriz Cláudia de Oliveira, a advogada Élia Santos, e a ativista Elizane Santos, também receberam as homenagens.

Além disso, a ativista Maria Catarina Laborê, a contadora de histórias Mariana Bernardes, a agente administrativo Marilza Eloi e a conselheira, Miriam Ferreira, receberam o certificado juntamente com a motorista, Roselane de Fátima e a cantora, Vanilda de Oliveira.

O prefeito Gleidson Azevedo, cumprimentou as homenageadas e falou sobre a sua visão de vivermos em um país preconceituoso. “Quero cumprimentar todas as homenageadas pela importante data. Durante toda a minha vida estive cercado de mulheres negras que me marcaram muito. Do fundo do meu coração, eu não consigo olhar para o ser humano e distinguir cor, eu só vejo ser humano. Infelizmente vivemos em um país preconceituoso e precisamos mudar isso! Contem comigo nesta luta e que todo ano possamos homenagear mulheres de destaque como vocês”, ressaltou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, lembrou a importância e a luta da mulher negra. “Nenhuma mulher é menos ou mais pela profissão que ocupa e hoje, neste evento, estamos homenageando mulheres negras de várias profissões. Todas nós mulheres, somos capazes e podemos ocupar o espaço que a gente quiser. Mas nós sabemos que a luta da mulher negra para ter o destaque que vocês têm, é muito pior, mas vamos vencer! Que o Deus que cada uma acredita, olhe e guarde cada uma de vocês e que vocês não deixem essa luta morrer jamais.  O preconceito ainda permanece, mas a nossa luta é maior pois a gente tem coragem de levantar a cada dia e mostrar que podemos fazer a diferença. Parabéns as homenageadas e todas as mulheres negras”, finalizou

Também estiveram presentes o secretário municipal de Cultura, Diniz Borges, servidores municipais, familiares e amigos das homenageadas. A servidora, cantora e homenageada, Negra Val, abrilhantou o evento cantando músicas do seu repertório, acompanhada do violonista, Wallison Derciliano.

O título de “Orgulho Divinopolitano” concebido pelo Governo Municipal, foi idealizado pela vice-prefeita e secretária Municipal de Governo, Janete Aparecida, para reconhecer institucionalmente aqueles que engrandecem Divinópolis ao se destacarem nas mais diversas áreas do fazer humano.