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Notícias
JUL
07
07 JUL 2022
EDUCAÇÃO
Semed realiza formação sobre manejo comportamental para crianças autistas
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A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de educação (Semed), por meio do Centro de Referência dos Profissionais da educação (CRPE), promoveu um encontro de formação sobre manejo comportamental para crianças autistas e com deficiência intelectual. 

O encontro, dirigido pelas formadoras Evanda Miranda e Isabel Silva do CRPE, ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Miguel Rodrigues Filho, no período da manha e tarde de terça-feira (5/7), e na manhã de quarta-feira (6/7). Cerca de 30 pessoas participaram da formação, entre elas professoras da educação infantil, auxiliares de serviços, direção e vice direção, assistentes educacionais e estagiários.

O encontro de formação teve como objetivo entender que todos os comportamentos têm uma função, e compreender o porquê dessas funções é de suma importância, para realizar intervenções adequadas no sentido de diminuir comportamentos inapropriados e ampliar comportamentos que estão em déficit. A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) foi a ciência que deu suporte a todas as reflexões.

Vários outros assuntos também foram abordados, como avaliação de preferência, reforçadores, tríplice contingência, métodos diretos e indiretos de busca de informações para entender e atuar em comportamentos inapropriados. Durante a conversa com os profissionais, foi possível apresentar exemplos práticos que ajudaram os educadores da unidade escolar a pensar como podem atuar junto às crianças.

Segundo Maria Helena Gonçalves, professora do CMEI Miguel Rodrigues Filho, esse conteúdo é enriquecedor. “Essa orientação, pra quem lida com alunos tão pequenininhos, com autismo ou qualquer outro tipo de dificuldade, é de suma importância, o que aprendemos enriquece nossa capacidade”, comentou.

Edvânia Miranda, diretora do CMEI Miguel Rodrigues Filho, falou sobre a formação de manejo comportamental de pessoas com autismo. “A ciência da ABA introduzida nesta formação é aplicável e eficaz tanto para portadores do transtorno do espectro do autismo, quanto qualquer outra criança. o curso foi muito propício e adequado para a realidade escolar”, finalizou.
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