A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou hoje (7/7), das 7h às 11h, uma ação sobre educação sexual e higiene corporal. As atividades foram conduzidas pela unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Itaí.
A iniciativa ocorreu na Escola Estadual Sagrada Coração de Jesus, do bairro São Luís, e, na oportunidade, foram promovidas palestras educativas e dinâmicas, ao longo da manhã. O objetivo da ação era conscientizar os alunos, de 9 a 17 anos, sobre a importância de uma higiene corporal adequada e a sexualidade.
Ao todo, cerca de 120 alunos receberam as orientações em relação ao tema. As ações foram ministradas por Luciana Nicoli, enfermeira e docente do curso técnico de enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A enfermeira foi auxiliada pelos seus acadêmicos do curso técnico, juntamente com o apoio da acadêmica de enfermagem da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), Alvaneza Renata.
De acordo com a supervisora da unidade, Michelle Cristina, essa ação é muito importante para essa faixa etária. "Ações como essa demonstram a necessidade de uma educação sexual efetiva nas escolas, pois as mesmas podem reduzir os casos de gravidez na adolescência e os índices de infecções sexualmente transmissíveis (IST's)”, destacou.