07 JUL 2022
Atualização da situação da Vila Vicentina
A Prefeitura de Divinópolis, através Secretaria Municipal de Governo (Segov), informa sobre a situação atual da Vila Vicentina.

Foi expedido pela Prefeitura de Divinópolis, no dia 21 de junho, o Decreto 15.140 que decidiu pela “requisição administrativa”, para intervenção do Município na Vila Vicentina.

A sociedade São Vicente de Paulo, por meio do Conselho Nacional, apresentou defesa no dia 1º de julho, com alguns documentos e informando o cumprimento de várias exigências.

Foi realiza fiscalização no local, através de Fiscais da Vigilância Sanitária, no dia 03/07 (domingo), relatando que 64% dos 17 itens foram cumpridos ou parcialmente cumprido e que houve uma melhora visível da situação outrora apresentada.

Em razão disso, a Comissão de Acompanhamento reuniu-se, no dia 04/07, para analisar a defesa, documentos e a fiscalização realizada e deliberar sobre quais providências deveriam ser tomadas.

Durante a reunião, foi ponderado que a própria Sociedade São Vicente de Paulo Nacional assumiu e estão fazendo a nova gestão, a partir do mês de maio.

Sendo assim, a Comissão deliberou pela suspensão do Decreto de requisição administrativa.

Em reunião entre Gabinete do Prefeito, Secretária de Governo e Procuradoria, entenderam que nos próximos 90 dias ocorrerá  uma supervisão diária na instituição, por parte do Município, através de servidores da Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e controle interno,  para acompanhar e garantir o cumprimento das condicionalidades de TAC a ser firmado.

E continuará também sendo acompanhado pelos membros da Comissão.

Segundo o Dr Fernando assessor especial do prefeito o município com essa ação está “dando um voto de confiança" ao Conselho Nacional da SSVP, como "Interventor" da Vila Vicentina.

Segundo a Secretária de Governo Janete Aparecida, essas medidas são necessárias para garantir a segurança e cuidado com nossos idosos, mas que será feito um acompanhamento técnico e humano para garantir que todos os direitos dos idosos sejam respeitados.

A união de esforços convergentes para afastar as irregularidades outrora encontradas na Vila Vicentina, com disposição por parte do Poder Público e do Interventor da ILPI, o Conselho Nacional do Brasil da SSVP e a Comissão de acompanhamento da Vila, para trabalharem  juntos a fim de garantir a dignidade, a saúde e bem estar dos idoso institucionalizados na ILPI”.