05 JUL 2022
TRÂNSITO
Settrans divulga campanha do programa Laço Amarelo voltada para motociclistas
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Trânsito (Settrans), divulga a campanha de conscientização '' Laço Amarelo'' do mês de julho. Essa campanha é uma proposta do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), visto a necessidade de continuar falando sobre segurança no trânsito durante o ano todo, dando continuidade aos trabalhos realizados durante o Maio Amarelo.

O programa Laço Amarelo deste mês reforça que os motociclistas precisam se prevenir, tendo consciência de que o corpo humano é frágil e que devem evitar os riscos para não se machucarem seriamente. Além disso, destaca que os condutores de outros tipos de transporte devem ter cuidados com quem está sobre duas rodas.

A campanha ainda ressalta que passar pelo processo de formação de condutores, ou seja, frequentar a autoescola, fazer todas as provas, conhecer o funcionamento do veículo e treinar é fundamental para uma condução segura. Ademais, o motociclista seguro é alguém que respeita a sinalização de trânsito para se proteger e proteger quem transita ao seu lado.

Segundo a ONSV, o condutor precisa ter consciência de que não é “de ferro”, ou seja, a proteção dele é a roupa que usa, o calçado e o capacete que veste. Isso e as atitude que pratica enquanto transita, o protege de todos os riscos e das intempéries. Portanto, alguns cuidados com os equipamentos de proteção são essenciais: usar capacete adequado ao tamanho da cabeça, ou seja, nem muito apertado, nem folgado; afivelar o capacete em todos os trajetos, usar sapato fechado e roupas adequadas.

De acordo com o secretário de Trânsito, Lucas Estevam, a vulnerabilidade do condutor de uma motocicleta é muito maior comparada à de um motorista de carro. “O motorista tem o aço da carroçaria do carro protegendo significativamente mais do que somente a blusa, a calça, o sapato e o capacete. Por isso, é preciso ter cuidado e atenção. Se tivermos consciência de que todos precisam ir e voltar, cada um no modo de transporte que escolheu para fazer seus deslocamentos, vamos trazer segurança para todos que transitam”, pontuou.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024