A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou no sábado (2/7), um mutirão de eletrocardiograma (ECG). As unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Tietê, São Roque I e II e o “Saúde na Hora”, foram responsáveis pela ação.
As unidades foram agraciadas com o aparelho de ECG na última quinta-feira (29/6) e o mutirão foi realizado com o objetivo de desafogar a demanda reprimida, agilizar a realização dos exames e promover bem estar à população. Tal ação contribuiu na realização de 50 exames de ECG em um único dia.
Segundo a supervisora das unidades, Vanessa Pereira Silva, a implantação do equipamento auxilia nos exames e agiliza os processos. “A presença do aparelho dentro da unidade ajudará na realização dos ECGs, que ocorrerão de forma mais rápida, e poderá ser feito em casos de urgência. Além do fato dos usuários não precisarem se deslocar para outras unidades de saúde”, destacou.
A iniciativa é realizada através de parceria entre a Diretoria da Atenção Primária (APS) e o projeto de Teleassistência Provar+ da UFSJ. Ainda de acordo com informações da supervisora a expectativa é que sejam feitos mais de 30 ECGs por semana, além de contribuir com outras unidades da região como a ESF Campina Verde.