06 ABR 2022
Unidades de saúde realizam ações de saúde bucal e autocuidado para a população
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promove ações de saúde relacionadas à saúde bucal e física. As atividades foram realizadas pelas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Jusa Paraíso e Primavera.

A ESF Jusa Paraíso fez hoje (6/4), uma ação coletiva para os usuários, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril. As palestras ocorreram no salão comunitário do Jusa Fonseca, a partir das 8h30, juntamente com práticas corporais conduzidas pelos agentes comunitários de saúde (ACS's).

Foram discorridas as temáticas do autocuidado e da higienização bucal visando à saúde geral do organismo. Os participantes foram esclarecidos sobre as várias formas de autocuidado e incentivados à reflexão sobre o assunto, além de orientações sobre a maneira correta de higienização da boca, dentes e próteses, visando à prevenção de alterações bucais e da saúde em geral do organismo.

Foi realizada hoje (6/4), na ESF Primavera uma atividade de avaliação de saúde física e bucal de 32 crianças que participam do projeto AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), que atende mais de 100 crianças e se trata de uma parceria da prefeitura com o Banco do Brasil.

No sábado (9/4), nesta mesma unidade de saúde, estas crianças serão avaliadas por dois médicos, completando a avaliação anterior, com liberação para a prática esportiva.

Segundo Rita Mendonça, técnica de enfermagem da unidade, “esta ação é muito importante para trabalhar a prevenção da saúde destas crianças, permitindo melhor qualidade de vida, para que elas tenham condições de participar da prática esportiva neste projeto tão expressivo”, destacou.