03 FEV 2022
Parque da Ilha recebe revitalização
A Prefeitura de Divinópolis, por meio do programa Adote um Bem Público através da adoção pela empresa Farmax, juntamente com emenda parlamentar do ex-deputado estadual Fabiano Clementino (CDN) e do Ministério Público, está realizando obras de revitalização do Parque Ecológico Doutor Sebastião Gomes Guimarães, popularmente conhecido como Parque da Ilha.

No parque estão sendo feitas pinturas e demarcações das quadras e da pista de skate, trocas e instalação de iluminação dos espaços esportivos, cortes e podas de árvores, além da reconstrução da área ambiental.

De acordo com o engenheiro civil, Fabiano Silva, a obra precisou ser interrompida por causa das fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias. “A obra começou há dois meses e meio, mas nos últimos 20 dias, nós precisamos interromper as atividades em decorrência dos fortes temporais que nos surpreenderam. Se não houver novas chuvas, a previsão de término das obras é de 10 dias”, Contou.

No âmbito ambiental, as obras estão concentradas na construção de um sistema de contenção e proliferação da espécie arbórea Leucaena leucocephala, popularmente conhecida como Leucena. Com essa medida, será feito um controle da espécie para a instalação de um cordão de biossegurança ao redor do campo de obras. Após a conclusão do projeto, será estabelecido um sistema com um novo projeto paisagístico.

De acordo com o biólogo Claudemir Henrique da Cunha, o projeto de revitalização ambiental do local foi iniciado em 2005.  “Naquele ano, foi feita a proposta para que o parque fosse transformado em um parque ecológico, de acordo com a legislação exigida, através do Sistema Nacional de Unidades de Conservação”, informou.

O diretor de Esportes, Weslley Oliveira, destacou os benefícios que as obras no Parque da ilha trarão para os munícipes. “A revitalização da região gerará grandes benefícios a toda população de Divinópolis e região, tanto em qualidade de vida, na questão esportiva, quanto na socialização, promoções de eventos esportivos e culturais. Assim, o espaço de alegria e ecologia desempenhará seu grande papel na sociedade”, declarou.