27 JAN 2022
Nilton Bueno é homenageado como orgulho divinopolitano
A Prefeitura de Divinópolis destaca o artista plástico, professor de arte e ilustrador Nilton Bueno como um orgulho divinopolitano. O artista foi homenageado hoje (27/1) em solenidade realizada no Centro Administrativo, com o certificado de orgulho divinopolitano.

Nascido na comunidade rural de Córrego Falso, em Divinópolis, estudou desenho e pintura com Heraldo Alvim, entre 1981 e 1982 e, a partir deste primeiro contato com as artes plásticas, seguiu o caminho autodidata, desenvolvendo sua expressão artística e conquistando espaço profissional. Em 1988 estabeleceu seu atelier na cidade, foi professor de artes em uma escola particular da cidade, entre 1997 e 1998.

A formação acadêmica veio entre os anos de 2004 e 2009 quando estudou no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP e na Facultad de Bellas Artes San Carlos, em Valencia na Espanha. Esta formação foi complementada posteriormente com a Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Universitário Claretiano.

Já participou de diversas exposições em espaços públicos, dentre as quais se destacam as edições do 32° e 33° Salão de Arte de Ribeirão Preto, o 14° Salão de Arte Contemporânea de Campinas e o Prêmio Bancaja, no Instituto Valenciano de Arte Moderno - IVAM, em Valência, Espanha.

Desde 2007 dedica-se à ilustração, em sua maior parte, para obras de literatura infanto-juvenil. Ilustrou mais de 20 livros, entre eles “O dia em que o mundo acabou”, de Luciana Savaget; “O menino que levou o mar para o avô” de Eraldo Miranda e “Vovó me contou e outras memórias”, de Vânia Ordones.

Entre 2017 e 2021 atuou como professor de arte em duas escolas particulares de Divinópolis, ministrando aulas desde a educação Infantil até o ensino médio. Atualmente o artista divide seu tempo entre as atividades como professor de arte para a educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental em escolar particular e à criação artística em seu atelier.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024