05 JAN 2022
Semusa realiza 784 eletrocardiogramas e ecocardiogramas nas Unidades de Saúde
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou, de 17 de agosto a 30 de dezembro de 2021, 354 de exames de eletrocardiograma (ECG) e 430 ecocardiogramas (ECO), em unidades da rede municipal de saúde.

Destes 430 ecocardiogramas, 118 foram realizados na Unidade de Atenção primária à Saúde (UAPS) Afonso Pena, 73 na UAPS São José, 72 na UAPS Ipiranga, 165 na UAPS Central, além de dois atendimentos domiciliares.

Dos exames de ecocardiograma realizados, 345 foram estavam na lista reprimida, e 85 se referiam a trigger ECG-ECO. Trigger é uma tecnologia de informação em saúde, desenvolvida pelo Centro de Telessaúde de Minas Gerais, que sistematiza os dados dos pacientes que fazem o ECG nas UAPS, identificando aqueles que possuem alterações cardíacas maiores e que necessitam da realização de um ECO para o diagnóstico de patologias cardíacas. Houve ainda a realização de 66 exames Full-Echo, e mais 354 de ECG.

De acordo com a Diretora de Atenção Primária à Saúde, Daniela Vasconcelos, para este ano de 2022 houve a renovação do contrato com as instituições de ensino para continuidade do projeto, em virtude dos benefícios trazidos à população, como a facilidade de acesso aos serviços, detecção precoce de comorbidades e prevenção de danos.

“A realização do ECG é feita a partir da necessidade detectada pelo médico da unidade de saúde e, se alterado, o programa já encaminha o usuário para realização do ECO e, se necessário, fazer também o Full-ECO. O Porgrama Provar+ realiza todos esses procedimentos com eficiência e eficácia e garantem que o usuário dê seguimento ao acompanhado na unidade de saúde em tempo oportuno”. ressaltou. Atualmente o programa é desenvolvido em seis unidades de saúde, que são referência, mas, usuários de todas as unidades tem acesso.

Este trabalho está sendo desenvolvido pela equipe da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, em parceria com a Diretoria de Regulação, e realizado por meio do projeto internacional Provar+.

Provar +

O PROVAR + (Programa de Rastreamento da Valvopatia Reumática e Outras Doenças Cardiovasculares) é uma iniciativa pioneira no Brasil e na América Latina, que conta com o financiamento da Children's National Medical Center (Washington - DC, EUA), sendo coordenado pelo Centro de Telessaúde de Minas Gerais do Hospital das Clínicas da UFMG, em parceria com a Universidade Federal de São João Del Rei (CCO) e Prefeitura de Divinópolis.

O objetivo geral do projeto é conhecer a real prevalência da cardiopatia reumática no estado de Minas Gerais através de ecocardiografia portátil, com interpretação rápida sistematizada. O PROVAR + é coordenado pelo Prof. Dr Antônio Luiz Pinho Ribeiro (UFMG), Prof. Dr Bruno Ramos Nascimento (UFMG), Profª Drª Clareci Silva Cardoso (UFSJ).
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024