22 DEZ 2021
Prefeitura parabeniza os novos membros da Academia Divinopolitana de Letras
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), parabeniza o servidor municipal Cláudio Guadalupe, o diplomata Paulo Miranda, a advogada Patrícia Laudares e o historiador Welber Tonhá pela posse como novos membros da Academia Divinopolitana de Letras (ADL).

As cerimônias de posse aconteceram na sexta (17/12) e no sábado (18/12) e fazem parte das comemorações de 60 anos da criação da instituição literária. A cerimônia de sexta foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Divinópolis com a posse de Cláudio Guadalupe e de Paulo de Miranda.

O presidente da Academia Divinopolitana de Letras, Flávio Ramos, destacou que a entrada de quatro novos escritores para compor a academia é importantíssima. “A entrada de novos membros é importante para que possamos manter viva uma das principais referências da cultura divinopolitana, que é a ADL. Foram recebidos de braços abertos”, destacou.

A vice-prefeita e secretária municipal de Governo, Janete Aparecida, parabenizou os novos membros e destacou a importância da ADL. “A Academia é uma instituição que reúne grandes nomes da literatura e da cultura no município, por isso uma importância imensurável para Divinópolis. Parabenizo Cláudio, Paulo, Patrícia e Welber pela posse, tenho certeza que eles terão importante contribuição para que a Academia cresça ainda mais”, felicitou.

Novos Membros da ADL:

Cláudio Gonçalves Guadalupe

É servidor da Prefeitura de Divinópolis, pós-graduado em História e Educação de Jovens e Adultos pela UFMG. Agora ocupa a Cadeira nº 2, que tem como patrono Bento Ernestro Jr.; cujo fundador foi Sebastião Bemfica Milagre e a ocupante anterior foi Neuza Almeida Laboissière de Carvalho.

Entre suas obras estão: Antologia Literária Primavera (organização) Mídia Minas; Coletânea de Poemas da Noite da Poesia Especial; Revista Literária Inversos; Cantos de Meu Tempo; Poesia Hereditária; e outros.

Paulo Wangner Miranda

É poliglota, diplomata com formação pelo Instituto Rio Branco. Atualmente é chefe do escritório do Itamarati em Belo Horizonte. É também graduado em Letras e em Geografia pela UFMG.

Agora ocupa a Cadeira n° 3, que tem como patrono Machado de Assis, cujo fundador foi José Maria Álvares da Silva Campos e o ocupante anterior foi Edson Gonçalves Ferreira. Publicou “Tertúlias Quixotescas”, juntamente com seis outros autores e faz publicações nos sites Recanto das Letras e Usina de Letras.

A ADL realizou no salão nobre do Estrela do Oeste Clube, no sábado (18/12), a cerimônia que empossou

Welber Tonhá e Silva

É pesquisador, fotógrafo, fazedor cultural, estudou artes, jornalismo, publicidade e história. Passou a ocupar a Cadeira nº 9 que tem como patrono João de Guimarães Rosa, cujo fundador foi Joaquim Coelho Filho (Dr. Quito) e os ocupantes anteriores foram Célio César Paduani, José Lindolfo Fagundes e Ruy Franca.

Suas obras publicadas foram: Tentativas - 70 Crônicas em Prosa e Rima, Filhos do Abandono, Divinópolis Ilustrada, Carmo do Cajuru Ilustrada, 108 Histórias Marcantes de Divinópolis, 109 Histórias Marcantes de Divinópolis, 110 Histórias Marcantes de Cláudio, Histórias Contadas Por quem Conta e Jeca Tatu Vai Acampar.

Patrícia Freitas Laudares

É advogada, pós graduada em Direito Civil e Novo Código Processo Civil e facilitadora da Educação Emocional Positiva, curso concluído em 2020. Ocupa agora a cadeira n° 37, cuja patrona é Clarice Lispector e a fundadora foi Marlene Moreira de Faria Gandra.

Entre suas obras publicadas estão: Cartas ao Eterno, participação na obra Antologia "Além da Terra, além do Céu"; coautora do Livro: "As aventuras de Felipe e seu cachorrinho bola de neve”, O Natal em meio à Pandemia; autora da música "Um filho é um pedaço do céu". Além disso, a escritora escreveu textos que foram publicados em jornais de diversas cidades da região.