13 DEZ 2021
Discussão sobre a renovação do contrato da FCA é tema de audiência pública
A Prefeitura de Divinópolis, por meio de seus representantes, participou, na última sexta-feira (10/12), na Câmara de Vereadores, de uma audiência pública que teve como tema a possível renovação do contrato da concessionária Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

A reunião, iniciada às 10h, no Plenário Dr. Zózimo Ramos Couto, a pedido do deputado federal Domingos Sávio, teve como objetivo ouvir os prefeitos, vereadores e também lideranças sociais e econômicas, em busca de consensos sobre as futuras garantias de contrato que prevejam investimentos nos centros urbanos.

O prefeito Gleidson Azevedo, se manifestou, em relação à VLI, pontuando algumas necessidades. “Espero que, após renovação da concessão ser realizada, que seja feito um investimento em Divinópolis e região, que é a mãe da ferrovia”, pontuou.

Na oportunidade, prefeitos e vereadores, bem como representantes de instituições, de Divinópolis e cidades da região, tiveram a oportunidade de apresentar demandas que serão analisadas e, possivelmente, inseridas como condicionantes ao futuro contrato entre a União e a VLI.

O deputado federal Domingos Sávio, destaca a importância da realização dessa reunião e o quanto é fundamental para a região. “A reunião tem como principal propósito nos unirmos, por uma causa que é de todos nós”, afirmou.

O deputado estadual e presidente da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, João Leite, destacou a importância deste debate. “Esta discussão é de extrema importância para que tenhamos uma renovação de concessão justa. Ouvimos muitas reclamações da população e dos representantes de Divinópolis. Vamos acompanhar para que a VLI e a ANTT atendam todos esses pedidos, que são importantes para a população, não só de Divinópolis, mas de todos os municípios cortados pela ferrovia”, afirmou.

A vice-prefeita Janete Aparecida, que participou ativamente da audiência pública apontou a necessidade dessa discussão em prol do desenvolvimento e valorização de Divinópolis e região. “Nós temos aqui prefeitos de outras cidades e este é o momento de fazermos este debate, todos juntos em prol do mesmo ideal”, concluiu.

O coordenador de Ativos e Meio Ambiente da ANTT, Jean Mafra dos Reis, afirmou que a entidade é sensível a todas as questões trazidas na audiência pública. “Nós buscamos equilibrar os diversos interesses envolvidos dos atores, seja a própria sociedade, bem como o interesse da empresa, no sentido da renovação, bem como o interesse e objetivos do governo brasileiro no sentido de fazer com que esse programa siga em frente. O equilíbrio desses diversos interesses é o principal papel que a Agência tem nesse processo”, afirmou.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024