09 DEZ 2021
Semusa felicita a todos os Fonoaudiólogos nesse dia 9 de dezembro
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), parabeniza, neste Dia do Fonoaudiólogos (9/12), a todos os fonoaudiólogos pelo importante trabalho para saúde humana.

O Decreto de Lei nº 6.965, de 9 de dezembro de 1981, regulamenta a profissão dentro da área da Fonoaudiologia no Brasil. A data é uma homenagem a este importante profissional.

O fonoaudiólogo atua nos cuidados de uma pessoa em qualquer etapa da vida, desde bebês a idosos, em diversos locais como escolas, hospitais, consultórios, clínicas. no SUS, entre outros. Seus conhecimentos nas áreas da linguagem oral e escrita, fluência, motricidade orofacial, disfagia, voz e audição são importantes para a promoção da saúde e qualidade de vida.

Uma boa comunicação é fundamental para o desenvolvimento das relações interpessoais. Mas engana-se quem pensa que comunicação pode ser resumida apenas à fala. Ao consultar um fonoaudiólogo, questões gerais sobre esse campo são avaliadas. E isso inclui voz, audição e também leitura e escrita. É por isso que os cuidados com os órgãos relacionados à fala e à audição são essenciais em todas as fases da vida.

Você sabia que alterações no funcionamento desses órgãos podem gerar dificuldades na aprendizagem ou mesmo no convívio social do indivíduo? Por isso, ao perceber qualquer problema, uma consulta com o fonoaudiólogo é a melhor escolha, pois um profissional qualificado e especializado é capaz de auxiliar tanto na prevenção quanto no tratamento de possíveis problemas ou dificuldades relacionadas à comunicação em diferentes fases da vida.

Com métodos corretos que visam a melhoria da comunicação, esse profissional saberá identificar as necessidades de cada paciente, propondo tratamentos personalizados caso a caso. Atualmente, a Fonoaudiologia se ramifica em várias áreas reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia atuando em: Audiologia, Disfagia, Fluência, Fonoaudiologia Hospitalar, Fonoaudiologia do Trabalho, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiologia Neuro funcional, Gerontologia, Linguagem, Motricidade Orofacial, Neuropsicológica, Perícia Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Voz.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024