09 DEZ 2021
Semusa promove reunião multiprofissional para discutir Educação Permanente
A Prefeitura de Divinópolis, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou reunião com profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) ontem (8/12), para alinhamento da Educação Permanente que será oferecida aos agentes comunitários de saúde (ACS) em janeiro e fevereiro de 2022.

A Educação Permanente em Saúde constitui uma ferramenta importante para o aprimoramento do trabalho desenvolvido nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps). O acesso às atividades educativas deve ser garantido a todos os profissionais que atuem no espaço.

Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, o Curso Introdutório para ACS será realizado com carga horária de 40 horas, a fim de capacitar os novos profissionais que serão contratados, frente aos novos credenciamentos, bem como os que já atuam na área que passarão por atualização. A Prefeitura informa que o edital para recrutamento da categoria será publicado em breve.

Daniela Vasconcelos, diretora da Atenção Primária, disse é preciso estimular, acompanhar e fortalecer a qualificação profissional dos trabalhadores da área. “Pretendemos alinhar as práticas de saúde para que os atendimentos ocorram pautados nos princípios fundamentais do SUS e a partir da realidade local e da análise coletiva dos processos de trabalho em prol da qualidade de vida dos usuários”, lembrou.

A ação é promovida pela equipe técnica da Diretoria da Atenção Primária à Saúde para fortalecer as práticas de Educação Permanente em Saúde e garantir assistência qualificada no Sistema Único de Saúde (SUS).