22 NOV 2021
CULTURA
Ato do Conselho da Igualdade Racial marca Dia da Consciência Negra em Divinópolis

O Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (Compir), que inclui representantes da municipalidade de Divinópolis entre os membros, celebrou o ato de comemoração do Dia da Consciência Negra 2021 pela manhã de sábado (20/11), no Centro. A manifestação começou logo cedo com roda de capoeira.

A conselheira pelo segmento do Movimento Negro de Divinópolis (Mundi), Maria Catarina Laborê, recordou que em 2021 a manifestação demonstrou a força do Candomblé Angola, uma das religiões de matriz africana. “Foi em 1985 quando Clementina de Jesus gravou com Martinho da Vila a composição deste cujo refrão diz: ‘Eu não quero essa vida assim não, Nzambi / Ninguém quer essa vida assim não, Nzambi…’”, disse Laborê sobre a canção, que, para muitas pessoas, foi a primeira oportunidade de familiarizar-se com a palavra Nzambi, que é originária da língua kimbundu.

“Talvez a maioria nem suspeite que a música se refere à divindade maior do povo bantu, também chamada de Nzambi Mpumngu”, disse. No Brasil, é cultuada pelas nações Angola e Kongo/Angola do Candomblé, uma das mais antigas e maiores religiões afro-brasileiras.

O Candomblé da nação Ketu, do grupo étnico yorubá, que cultua os orixás, também chamado Jeje-Nagô, provém da região do antigo Reino do Daomé, atual Benin, e parte da Nigéria. Tornou-se popular, midiático e hegemônico por várias razões, dando a impressão de ser único.

Com o fim da perseguição institucional às religiões de matriz africana – apesar da persistente agressão e do preconceito de grupos intolerantes – foi possível conhecer outras formas de culto herdadas dos antigos escravizados.

Entenda a data

O Dia da Consciência Negra celebra-se no sábado, 20, em todo o território nacional. A data reúne diferentes ações de combate ao racismo e reacende o debate sobre a chegada dos negros ao país, a escravidão no Brasil e o racismo estrutural da sociedade.

A data foi escolhida porque foi o dia da morte Francisco Nzumbi, o Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares no Brasil que lutou contra a escravidão no Nordeste. Ele foi executado em 20 de novembro de 1695 pelas forças do bandeirante português Domingos Jorge Velho

A festividade é recordação da importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. As gerações de afro-brasileiros que se seguiram ao período da escravidão sofreram (e ainda sofrem) preconceito em vários níveis.