19 NOV 2021
Prefeitura destaca Banda da 7ª RPM como Orgulho Divinopolitano

A Prefeitura de Divinópolis faz seu reconhecimento à Banda da 7ª Região de Polícia Militar (RPM) como Orgulho Divinopolitano.

Conhecido como “O Guardião do Centro-Oeste”, o 23º Batalhão de Polícia Militar foi criado pelo Decreto nº 33.328, de 10 de janeiro de 1992 e instalado no município em 14 de fevereiro do mesmo ano, para atender a demanda de segurança pública da região.

No ano seguinte a sua criação, o coronel Júlio Maria da Silva, primeiro comandante da unidade, verificou a necessidade de se ter uma banda de música militar para atender as solenidades internas e outros eventos como atendimento ao público externo, com vistas ao fortalecimento da imagem institucional na área do 23º RPM.

Em janeiro de 1993, com a transferência de alguns músicos militares de outras unidades da Polícia Militar para o 23º RPM, era formado o embrião da banda de música da unidade.

Em 1994 a banda realizou sua primeira apresentação tendo desde então se tornado a parceira das entidades civis e militares em solenidades e festividades e fomentadora da cultura na região Centro-Oeste.

Com um portfólio de atividades voltado para a promoção social, a banda desenvolveu projetos junto a órgãos públicos e filantrópicos dentre os quais se destacam o Projeto “Patriotismo e Civismo”, direcionado para as escolas, com o objetivo de criar, fomentar e desenvolver o civismo, patriotismo e respeito aos símbolos nacionais.