17 NOV 2021
Secretaria de Educação promove Momento Cultural como parte do Minha Cidade Lê
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou o Momento Cultural do Projeto Minha Cidade Lê hoje (17/11), das 8h às 10h e das 14h às 16h, no auditório da Faculdade Pitágoras, com alunos da educação infantil e do 1º ao 9º ano da rede municipal.

O evento contou com apresentações artísticas e projetos desenvolvidos nas unidades escolares com múltiplas linguagens. Cada apresentação refletiu o trabalho das equipes com o desenvolvimento das competências socioemocionais, que são o eixo norteador do Projeto Minha Cidade Lê neste ano.

Janete Aparecida esteve presente na solenidade de abertura, em que saudou cada escola participante. “Temos para nós mesmos algumas coisas que guardamos no coração. Há muitas formas de educar”, disse enquanto recitava poemas às crianças. “A esta idade, todos sonham com o que querem ser, mas só com muito conhecimento é que o descobrirão. Leiam, aprendam e apaixonem-se pela leitura, porque ela muda a vida; além disso, a aprendizagem permite-nos manter as raízes”, destacou.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Andreia Dimas, a proposta do Projeto Minha Cidade Lê é buscar estratégias que ofereçam às crianças e estudantes formação baseada no desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores articulada com a construção do conhecimento a partir dos cinco eixos relacionados às cinco dimensões da personalidade humana: abertura ao novo, engajamento, amabilidade, resiliência emocional, consciência e autogestão. “A culminância do projeto reúne todo o vivido durante a pandemia, a presença de múltiplas linguagens e diferentes formas de aprendizagem. Sempre é agradável estar com crianças”, disse.

Também estiveram presentes no evento, o assessor especial de Governo, Fernando Henrique; a vereadora Lohanna França; educadores e alunos das escolas municipais: Dr. Sebastião Gomes Guimarães, José Quintino Lopes, Professor Odilon Santiago, João Severino, Veneza e Benjamin Constant, dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Isauro Silva e Maria da Conceição Fernandes e do Centro Técnico Pedagógico (Cetepe).

Números artísticos

A Escola Municipal Dr. Sebastião Gomes Guimarães desenvolveu o Projeto Ativamente – saúde física e mental. As crianças do 5º ano da Escola Municipal José Quintino apresentaram o projeto “Espelho, Espelho Meu, como Estou?” para trabalhar sentimentos e emoções e trouxe a música “Peça Felicidade”, da Banda Melim.

A Escola Municipal Odilon Santiago trabalhou no projeto interdisciplinar “Toda Dificuldade É uma Oportunidade”, em que as crianças e estudantes puderam conhecer personalidades que deixaram mensagens de esperança e luta pelos direitos humanos. Buscando a valorização da ciência e da linguagem, professoras dos 5º anos, com apoio de professora de língua inglesa, trabalharam músicas dos Beatles com as crianças.

O 6º ano da Escola Municipal João Severino trouxe o número artístico “O Discurso de Malala”. Malala Yousafzai é ativista paquistanesa que luta pelo direito à educação de crianças e mulheres. Por essa razão, foi baleada aos 14 anos e tornou-se mundialmente conhecida.

Em meio à pandemia, o Cmei Isauro Silva desenvolveu o projeto “Emoções, Sentimentos e Ações”. Durante o tempo em que as relações estiveram comprometidas com o distanciamento social, por meio do projeto, as crianças viveram momentos de aprendizagem em casa e na escola.

No Cmei Maria da Conceição Fernandes, os alunos fizeram uma apresentação chamada “Alegramente” com a supervisão da professora da turma Dênia.

No Cetepe teve várias apresentações, começando pelo aluno do 1º ano Arthur Leopoldo de Oliveira que fez a apresentação do livro “Jornada do Herói” organizado pela turma. Os alunos do 3º ano que fizeram a leitura da dedicatória do projeto escrito por elas “Dedicando à Gratidão”. Os alunos do 4º ano ensinaram aos convidados doze coisas gostosas para nos deixar felizes, baseado no poema de Ruth Rocha. O 5º ano também compartilhou a produção da turma.

Na Escola Municipal Veneza Guimarães, as turmas das professoras Lucimeire, Edir, Aline e Lírian do 2º ano, fizeram uma apresentação com teatro, poema, cordel e dança em quatro apresentações simultâneas.

Na E. M. Benjamin Constant, a turma do 5º ano da professora Rosangela apresentou um recital chamado “Encantamentos”.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024