10 NOV 2021
Semusa realiza ecocardiogramas em quatro unidades de saúde

A Prefeitura de Divinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com o projeto internacional Provar+, iniciou a realização de exames de ecocardiograma em unidades de atenção primária da saúde (Uaps) do município.

O projeto iniciou-se no dia 3 de novembro na Uaps Ipiranga e totaliza quatro unidades parceiras, junto com Uaps Afonso Pena, Uaps São José e Uaps Central que iniciaram as atividades em 8 de setembro.

O objetivo é conhecer a real prevalência da cardiopatia reumática em Minas Gerais e usar a telemedicina e o ecocardiograma portátil para criar programa de educação à distância para treinar profissionais da saúde na realização e interpretação de ecocardiogramas, o que permitirá o rastreio de pacientes com cardiopatia reumática em locais com recursos limitados.

“Realizar ecocardiogramas nas unidades de saúde é estratégia importante para facilitar o acesso dos usuários, bem como identificar problemas cardíacos precocemente e garantir tratamento oportuno e de qualidade”, disse Daniela Vasconcelos, diretora da Atenção Primária.

No período compreendido entre 8 de setembro de 2021, início de prestação do serviço, e 3 de novembro, 1.290 exames de eletrocardiogramas e 199 exames de ecocardiograma de rastreio foram já realizados. Quarenta e cinco exames Full-Eco foram efetuados desde 18 de outubro. No âmbito do projeto, 1.400 cartilhas foram distribuídas entre as unidades de saúde do município por meio de salas de espera e grupos operativos (educação em saúde).

O projeto é iniciativa pioneira no Brasil e na América Latina que oferece a possibilidade de descrever a prevalência e a informação epidemiológica sobre a cardiopatia reumática mediante a avaliação de considerável amostra de pacientes.

Além da importância de conhecer a prevalência da doença por meio de screening populacional, o estudo usa nova ferramenta no cenário, ecocardiograma transportável com interpretação rápida sistematizada, e proporciona a possibilidade de avaliar o valor diagnóstico e impacto de uso desta no rastreamento populacional.