11 OUT 2021
Quase 8.000 m² de vias no Quinta das Palmeiras e no Costa Azul estão asfaltados
A Prefeitura de Divinópolis executou a pavimentação em concreto asfáltico usinado a quente (CAUQ) de 7.991 metros quadrados de três trechos de itinerário coletivo, a qual melhorará a infraestrutura dos bairros Quinta das Palmeiras e Residencial Costa Azul, dentre outras sete áreas. O evento é parte do planejamento estratégico das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cujo principal objetivo é garantir maior segurança, conforto, qualidade de vida e obras que satisfaçam às necessidades dos moradores.

A Secretaria Municipal de Fiscalização de Obras Públicas e Planejamento (Semfop) é encarrega de fiscalizar a execução dos trabalhos que se relacionem com o Contrato 001/2019, PL 197/2018, CP 003/2018. A entidade jurídica vencedora da licitação é a Emconbras Empresa de Conservação Brasileira Eireli.

Os trechos que foram pavimentados em CAUQ são:
  • Avendia Brigadeiro Eduardo Gomes, entre as Ruas Primo Bataglini e Amácio Mazzaropi: 2.811 m²
  • Rua Amácio Mazzaropi, entre Avendia Brigadeiro Eduardo Gomes e Rua Vilage dos Pássaros: 3.600 m²
  • Rua Caliméria Vasconcelos, entre as Ruas Amácio Mazzaropi e Padre Paulo: 1.580 m²

Devido à chuva que incide sobre a região desde quarta-feira, 6/10, a equipe da Rua Caliméria Vasconcelos não pode avançar com as obras.

No bairro São Simão, o trabalho concentra-se na Rua Guaracy Gomes para executar a base sobre o subleito na via com material básico e reforçar o subleito como parte da etapa de preparação da base e da sub-base. O projeto executivo é:

• recomposição da via com base estabilizada de 20 cm de mistura de 60% de escória com 40% de argila;
  • regularização do subleito;
  • pavimentação sobre terra, capa asfáltica em CAUQ de espessura de 3 cm;
  • construção de sarjeta;
  • implementação de meio-fio de concreto pré-moldado;
  • execução de passeio em concreto.

A obra no São Simão também não progrediu porque à chuva saturou a base, o que impossibilitou a execução de imprimação e capa sobre esta.

Projeto

Em total, a Prefeitura planeja a pavimentação de 40.360 metros quadrados de asfalto nas rotas de transporte coletivo público nos bairros Maria Peçanha, Quinta das Palmeiras, Costa Azul e Terra Azul, Região Sudeste, e Ipanema, Grajaú e São Simão, Região Nordeste Distante do município. O custo dos serviços requeridos para implementação do projeto está estimado em aproximadamente R$10 milhões.

As obras de pavimentação e infraestrutura têm como objetivo melhorar a segurança e a fluidez do trânsito, além de dar nova cara à cidade. Segundo o planejamento de trabalho da Prefeitura, em breve haverá benfeitorias em outras ruas.