11 OUT 2021
Doações da Vacinação Solidária permanecem em queda no município

A Prefeitura de Divinópolis reforça a importância das doações de alimentos, a partir da campanha Vacinação Solidária, projeto que foi iniciado no mês de abril numa parceria entre as secretarias municipais de Governo, Assistência Social e Agronegócios, com o objetivo de arrecadar alimentos e destiná-los para famílias em situação de vulnerabilidade social.

As doações ainda permanecem ativas nos postos de imunização do município (Centro Administrativo, Divinópolis Clube, Pátio da Prefeitura/Emop e Postos de Saúde com aplicação da dose de reforço). Toda a população, não limitada apenas aos que se dirigem para a vacinação, pode participar doando pelo menos 1 kg de alimento não-perecível com o objetivo de amparar famílias carentes.

Balanço das doações

Segundo dados do Banco de Alimentos, órgão responsável pela coleta, conferência, preparação das cestas básicas e que realiza o encaminhamento para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), o mês de setembro foi o menor em arrecadação desde o início da campanha.

No mês de setembro, o Banco de Alimentos recebeu 341.3 quilos de alimentos a partir da Vacinação Solidária. Destes, 5.7 quilos foram descartados por estarem vencidos, estragados, impróprios para consumo ou com embalagens abertas, totalizando cerca de 335.6 quilos de alimentos repassados à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), para a distribuição às famílias através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

Ao todo, desde o início da campanha, foram doados, aproximadamente 33,71 toneladas de alimentos, sendo 15,33 toneladas em abril, 9,52 toneladas em maio, 1,78 toneladas em junho, 5,26 em julho, 1,48 em agosto e 0,34 em setembro. Do total de alimentos doados, 2.008 cestas básicas já foram encaminhadas à Semas para serem distribuídas.