A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), buscando conscientizar a população, explica sobre os malefícios do tabagismo, uma iniciativa da Atenção Primária à Saúde através da campanha “Divinópolis na luta contra o tabagismo”.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o tabagismo mata mais de cinco milhões de pessoas por ano em todo o planeta. Diante disso, a Semusa, por meio da Atenção Primária à Saúde, coloca-se à disposição para auxiliar a quem tenha interesse em parar de fumar.
Se este é o seu caso, procure a unidade de saúde mais próxima e faça parte do grupo de cessação ao tabagismo. Lá encontrará uma equipe multidisciplinar capacitada para apoiar e ajudar a abandonar esse vício.
A Prefeitura relembra a população que a qualidade de vida melhora ao parar de fumar, assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças, dentre elas a Covid-19.
Malefícios do Tabagismo
Como muitos sabem, o tabagismo causa dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé.
Essa nicotina presente no tabaco, após ser absorvida, atinge o cérebro entre 7 a 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem-estar. Da qual, faz com que os fumantes usem o cigarro várias vezes ao dia.
O consumo excessivo de tabaco está relacionado a cerca de 50 tipos de doenças, principalmente as cardiovasculares como infarto e angina, câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas como enfisema e bronquite.
Além disso, o tabagismo pode causar impotência sexual no homem, no caso das mulheres, complicações na gravidez. Pode provocar aneurismas arteriais; úlcera do aparelho digestivo; infecções respiratórias; osteoporose; trombose vascular; problemas respiratórios e redução do desempenho desportivo.
O hábito de fumar enfraquece o cabelo e faz secar a pele, reduz o paladar e o olfato. Além do envelhecimento precoce da pele, devido à falta de oxigenação, o tabaco também inibe a produção de colágeno e elastina, que impedem a flacidez. É comum nas mulheres que fumam surgirem precocemente imensas rugas em volta dos lábios.
Os malefícios do fumo são maiores nas mulheres, com um risco maior de infertilidade, câncer de colo de útero, menopausa precoce em média 2 anos antes e dismenorréia sangramento irregular.
O tabaco é prejudicial também para quem se encontra junto do fumante. O risco de doença cardíaca aumenta em 25% num adulto exposto ao fumo passivo. Além de sofrerem com os efeitos imediatos como, irritação nos olhos, manifestações nasais, tosse, cefaléia, aumento de problemas alérgicos, principalmente das vias respiratórias e aumento dos problemas cardíacos, principalmente elevação da pressão arterial e angina (dor no peito).