02 SET 2021
Semusa promove encontro entre a Atenção Primária e Secundária a Saúde
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou ontem (1/9) às 7h30, no auditório da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), um encontro entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Secundária à Saúde (ASS), com o objetivo de discutir os serviços, traçar estratégias para melhorar o processo de trabalho e a organização dos mesmos.

No encontro, foi realizada uma homenagem aos psicólogos através de um poema recitado pelo servidor Alisson Israel Rodrigues. Logo após, a servidora Carla Nascimento Souza fez um trabalho de relaxamento com técnicas de musicalização, aromaterapia e meditação.

Posteriormente foi apresentado, pela Comissão da Atenção Primária à Saúde o serviço de Saúde Mental, oferecido pela mesma, para a Atenção Secundária à Saúde e os demais convidados, onde discutiram pontos fortes e pontos frágeis a serem trabalhados. Fizeram parte da comissão de apresentação, a diretora da APS, Daniela Dias Vasconcelos; a referência técnica em saúde mental da APS, Simone Cassiano e as psicólogas da APS Cristiane Bicalho, Keilla Coury, Renata Conceição, Rosangela Botelho e Tatiana Weilzet.

Segundo a diretora de Atenção Primária à Saúde, Daniela Dias Vasconcelos, esses encontros são importantes para alinhar a política municipal em saúde mental. “Busca-se com essa estratégia, fortalecer a assistência em saúde mental, as ações de matriciamento junto aos serviços de saúde e intersetoriais com vistas a garantir uma assistência humanizada e integral aos usuários de Divinópolis, bem como evitar o adoecimento mental”, ressaltou.

De acordo com a diretora da Atenção Secundária à Saúde, Cíntia Soares, esses encontros são muito importantes e enriquecedores para os serviços. “A Saúde Mental deve ser trabalhada em todos os pontos da rede, e é essencial que os serviços estejam alinhados, cada qual fazendo o seu papel nesta rede de cuidado. Esta aproximação é muito importante e reflete positivamente na assistência que prestamos aos usuários”, comentou.