02 SET 2021
Vigilância coleta 2,5 toneladas de entulho no bairro Elizabeth Nogueira
Como ação preventiva contra a propagação da dengue, a Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou limpeza, nesta manhã (2/9), no bairro Elizabeth Nogueira. A equipe composta por seis agentes de endemias da Vigilância Ambiental retirou cerca de 2,5 toneladas de resíduos sólidos urbanos que poderiam causar danos à saúde pública.

Os objetos da ação foram terrenos e casa abandonada com acumulação de detritos, que foi usada para narcotráfico e abrigo de bens furtados. “Tinha de pagar para limpar a vegetação do lote, o que me custava 80 reais por serviço, além do problema de ratos e aranhas em casa. Agora que a propriedade está limpa, tenho mais segurança”, disse o morador local Walison Silvestre, 35, que reside no imóvel ao lado.

Edna Aparecida Bahia, 59, disse que o serviço melhorou o saneamento na área. “O lixo espalhado por toda parte atrai insetos, e a água que se poderia acumular durante a próxima temporada de chuva seria criadouro para larvas do mosquito da dengue”, disse. “O trabalho é importante para a comunidade, que também deve ajudar colocando os dejetos nos pontos de coleta nos dias corretos.”

Durante o evento, equipamentos como caminhão, caminhonetes pick up, sacos plásticos e equipamento de proteção individual (EPI) foram usados.

Situação de risco

Os rejeitos recolhidos podem proporcionar refúgio a animais sinantrópicos. “Baratas, ratos, escorpiões e outros colonizam habitações humanas e arredores, de onde retiram vantagens como abrigo e acesso a alimentos e água. As espécies são capazes de causar prejuízo à saúde humana, assim como objetos de madeira, latas, garrafas com água, plásticos e outros que podem acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti”, disse Juliano Cunha, supervisor-geral de Vigilância Ambiental.

Os agentes de endemias visitam as casas para solicitar a limpeza do local e alertar o setor sobre aqueles que não realizam manutenção.  Para apresentar denúncias, inicie sessão no App Divinópolis ou chame o serviço da Vigilância a 3229-6822.